Para o verão: Camisas de Linho

7 de novembro de 2012



Eu não sou engenheiro de tecidos. Também não sou dono de uma loja e nem sou costureiro, modelista ou qualquer outra profissão que precise de um conhecimento avançado sobre a propriedade das fibras e fios, e como eles podem influenciar no peso e na maneira como um tecido absorve humidade. Tudo o que sei sobre as diversas maneiras que as tramas podem ser tecidas de forma a diminuir o contato com o corpo e favorecer a circulação de ar são informações de livros e da internet. Não posso falar com propriedade sobre nada disso, mas uso linho no calor e me sinto bem melhor. Por isso recomendo :camisas de linho. 

Da para ficar coberto e confortável ao mesmo tempo. A opção mais fácil e comum é a camisa de linho branca, porém hoje não é muito difícil encontrar muitas cores e estampas diferentes. A Richards sempre tem opções, que apesar de caras e com um corte largão, sempre entram em promoção. 



O linho é um tecido que enrruga fácil, mas se ele for de boa qualidade, com o tempo e as lavagens, logo irá deixar de enrrugar. Uma mescla de linho e algodão também ajuda, e deixa a camisa menos suscetível a ficar amarrotada. Melhor ainda se for de manga curta. As estampas estão em alta, então é a hora perfeita para quem gosta começar a usar:

Tirei essa foto para mostra como a trama do linho é aberta. Essa camisa é da Uniqlo é a mesma da primeira foto. Coloquei contra a luz e da até para ver do outro lado dos fios. Acho que é uma cambraia de linho. Isso ajuda qualquer ventinho a passar e facilita a troca de calor com o ambiente (minha física está enferrujada).

3 comentários:

  1. O pessoal do menswear nacional finalmente anda se tocando e começando a trabalhar mais com linho. Na Richards sempre teve mas estilistas já falecidos que mandavam ver nos anos 80 como Gregório Faganello e Georges Henri (nossa, tenho vontade de chorar qdo passo na esq da Lorena com Bela Cintra e vejo aquele monumento ao cafona, o retratista Roberto Camasmie, onde onde ficava o templo de moda do Georges que, btw, era pai do Maxime Perelmuter da British Colony) foram pioneiros. Na Europa e nos USA todos fazem e os melhores resultados aparecem qdo o linho é misturado com algodão e/ou seda. Claro que isso ainda não chegou aqui mas quem sabe daqui uns 6/7 anos. Em tempo, comprei um hoodie conceitual de uma marca gringa chamada Pleasure Principle com blend de linho e algodão e wow, é um treco muito especial. :)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode me indicar um livro ou alguma fonte sobre este período da moda no Brasil? Meu pai é do Rio, e escuto muitas coisas sobre a Richards antiga, Maria Bonita, etc.

      Esse hoodie é um que está a venda no Gilt? Os preços são mesmo aqueles, sem surpresa de impostos?

      Excluir
  2. Um livro específico sobre o Grupo Moda Rio não conheço mas tem o 'História da Moda no Brasil, das influências às autorreferências', com coordenação do João Braga que é craque. Essa geração foi muito especial e, sob muitos aspectos, visionária, especialmente a Cândida Sarmento da Maria Bonita que, pra mim, é possivelmente a maior estilista que o Brasil já teve. Enfim, checa lá.
    Comprei o hoodie no Gilt meses atrás e o preço é aquele mesmo mas dobra na hora do checkout pq os impostos da nossa gulosa Receita Federal são pré-calculados.

    ResponderExcluir

Blogging tips