Invertendo o colarinho

9 de novembro de 2012

colarinho de gola arredondada

O maior destruidor das minhas camisas de gola é o suor no pescoço. Já tive que declarar aposentadoria por invalidez de várias, mesmo elas estando em perfeito estado. Sabonete, água sanitária e outros truques podem até funcionar, mas chega uma hora que o amarelado torna-se parte integral do colarinho.

A muito tempo atrás, os mais ricos tinham camisas com colarinhos removíveis, presos por botões. Dessa forma a camisa continuava em perfeita forma muito tempo depois do colarinho estar detonado, e o colarinho também mantinha a forma por mais tempo. Com o tempo e custo de produção, este costume se perdeu, mas a melhor próxima opção é inverter a gola da camisa.

Até pouco tempo atrás, inverter o colarinho da camisa costumava ser uma prática bastante comum. Era melhor pagar um alfaiate para inverter e engomar a gola do que ter que comprar uma camisa nova. Pagando um pouco mais dá para pedir ao costureiro que coloque uma fita de costura na parte de baixo, escondendo completamente a sujeira. Com um pouco de habilidade, que não tenho, da até para fazer em casa.

Hoje em dia o preço baixo e a conveniência tornaram esta pratica obsoleta. Mesmo assim ela tem o seu lugar para resgatar aquela camisa adoramos usar, que compramos em uma loja que não temos acesso fácil, ou aquela camisa que veste muito bem e tem um valor emocional. É uma tarefa que qualquer costureiro consegue fazer. Dá próxima vez que for jogar uma camisa fora, experimente pagar uns R$ 15 para alguém inverter a gola.

Antes de inverter o colarinho, levante-o e veja se ele pode ser invertido. Algumas golas tem bolhas permanentes na parte de trás que nem o melhor dos ferros vai conseguir remover. Neste caso não adianta virar a gola. Essas bolhas acontecem por causa das entretelas fusionadas com ferro quente. As bolhinhas aparecem quando a entretela não foi colocada corretamente. É raro, mas pode acontecer, principalmente se a camisa for muito vagabunda. Se a parte de baixo for lisinha, vá em frente!

2 comentários:

  1. Acredito que em camisas que têm barbatanas no colarinho inverter também não daria certo, não é?

    ResponderExcluir
  2. Pode ser feito. Basta retirar todos os pontos, separar e passar os pedaços, e juntar tudo de novo ao contrário.

    Será que com vinagre ou bicabornato resolvem o problema da mancha?

    ResponderExcluir

Blogging tips