Notiluca: Feito a mão no Brasil

12 de novembro de 2012



O site Moda para Homens conseguiu um raro acerto quando apresentou a marca Notiluca. O site com a loja virtual ainda não está no ar mas o facebook e o vídeo acima nos dão um gosto do que está por vir. No meio das t-shirts genéricas de "lifestyle" estão os óculos de madeira handmade in Brasil, o produto chave da marca de São Paulo.

É verdade que óculos de madeira não são nenhuma novidade, muito pelo contrário. A madeira foi um dos primeiros materiais usados na fabricação de óculos, até ser substituida por materias primas como o acetato. Recentemente, várias marcas estão voltaram a usar o material como forma de se diferenciar em um mercado monopolizado pela Luxottica e o seu conglomerado de marcas.

Os modelos da Notiluca, assim como de outras marcas de madeira, não fogem muito do tradicional. Nada de errado em girar em torno de estilos já testados pelo tempo. Os clássicos são mesmo os melhores. Independente da originalidade dos modelos ou não, o forte deste tipo de produto está na forma como são produzidos.

Pelo vídeo, os óculos da Notiluca não envolvem nenhum tipo de escultura na madeira, mas mesmo assim tem apelo manual no processo de montagem e acabamento. Cada pedaço de madeira tem características únicas, o que significa que nenhum par de óculos vai ser igual. De acordo com o release, todos usam madeira nobre (não especificaram qual) e lentes Carl Zeis. Com certeza mais informações viram no lançamento da loja online.


Para ser sincero eu não achei os óculos muito bonitos. O modelo "keyhole" foi o que mais me agradou. Há algo faltando nas linhas da madeira, não sei dizer ao certo mas achei eles muito "chapados", faltando alguma textura ou transição melhor entre a lente e a armação. Independente do meu gosto pessoal, o apelo do produto é bem legal. Valorizam o trabalho manual e a matéria prima nacional, privilegiando o trabalho local. Este foi um excelente primeiro esforço e com certeza eles vão trazer mais inovações/adaptações no futuro.

Enfim, o destaque para mim, fica por conta da apresentação da marca. O vídeo ficou muito bom. Fez uma coisa que é padrão para os produtores de óculos de madeira mas rara no mercado brasileiro: mostrar como as coisas são feitas. Eu achei a embalagem muito bonita, completando a apresentação muito bem alinhada. O trabalho dos criadores parece bem cuidadoso e agora resta aguardar o lançamento para ver se eles não vão cair na armadilha mais comum das marcas brasileiras, que é colocar o marketing acima do produto. Aguardo ancioso, pois será muito gratificante ver o "handmade in Brazil" representando algo de qualidade prima.

Quem se interessou pelo estilo e gostaria de outras referências, eu indico as seguintes marcas. Já estão no mercado a mais tempo e por isso acho que podem nos dar uma idéia do que está por vir nos futuros lançamentos da Notiluca.

Shwood:
               

Capital:
               

 Woodenspecs:


Good Wood
                   

UrbanSpectacles:


Sires Crown - A haste de madeira é ajustável

Os coloridos da Waiting for the Sun:
Herrlicht, que tem uma caixa de madeira maravilhosa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogging tips