Fiz a minha primeira compra online em uma loja brasileira. Um sapato, uma calça e um chapéu na Richards (a blusa é só para deixar a composição da foto mais legal). A muito tempo atrás vi o sapato e a calça, mas como de costume, acabei pensando muito antes de comprar e desisti. Quase tudo na loja só vale a pena com algum tipo de promoção. Mais tarde, descobri que a Richards faz um bazar online com descontos de 60%. Me cadastrei e recebi um e-mail com as novidades. Lá estavam: a calça e o sapato.
Gosto da proposta da Richards. Estéticamente, costumo achar a selaria o melhor departamento, mas é provavel que as camisas tenham a melhor qualidade. A modelagem não é das melhores e acho que fazem um péssimo trabalho de produção, mas realmente utilizam tecidos bons e capricham no acabamento. Além disso, são uma das poucas lojas em Belo Horizonte que vende camisas com colarinhos "cutaway" ou de algodão oxford.
Antes de finalizar a compra eu entrei em contato com o SAC para tirar umas dúvidas. Depois de dias sem resposta, comprei na raça. Chegou a mensagem de confirmação e o prazo para entrega: 10 dias. Seis dias depois veio um e-mail dizendo que um dos produtos não estava disponível, e que, caso fosse necessário, enviariam a ordem parcial. Perguntei qual produto, mas novamente não obtive resposta. Não recebi nenhum número de rastreamento postal e de repente, vinte dias depois, eu acabei recebendo o pedido completo. Parte do atraso pode ter sido por causa da greve dos correios, mas os pacotes que eu enviei na mesma época não atrasaram. De qualquer forma, a falta de informação me frustrou bastante.
Recebi o pacote e esperava uma embalagem melhor. Não sei se é por eu ter comprado no bazar, mas os sapatos vieram dentro de uma sacolinha e a calça enrolada em papel bolha, tudo dentro de uma caixona de papelão. Posso estar sendo chato, mas as compras online reduzem o contato com o cliente, e eu acho que a comunicação e a embalagem são das poucas maneiras de manter a experiência da loja física.
O sapato é um penny loafer de camurça verde. Esperava mais verde, mas gostei bastante do tom acizentado. A camurça é bem macia e flexível. Não é daquelas lisinhas suaves, deixando este modelo bem casual. O único porém é o calcanhar, que tem um reforço feito com uma camurça bem bruta. Pode ter sido uma escolha estética, mas achei que ficou parecendo que pegaram restos de material para economizar. Ah, gostei bastante do sapato ser feito no Brasil.
![]() |
A camurça no calcanhar é bem mais "felpuda" do que o resto do sapato. |

Dei uma levantada na palmilha e conseguir ver a costura blaqueada do acabamento. A costura blaqueada tem mais flexibilidade, eu acho que é a mais indicada para um modelo assim. Abaixo da palmilha está a entressola, que é de uma espécie de papelão. Justo, pelo preço que paguei.
![]() |
Eu acho que a costura dividida na ponta da um toque bem legal. |
![]() |
O sapato não tem forro, deixando ele ainda mais respirável. |
O gavião é bem alto, e a cintura fica bem próximo da cintura natural. A modelagem é reta, mais relaxada. Eu devo levá-la a um costureiro para pedir que diminua a largura de abaixo do joelho até a barra.
![]() |
O botão de metal e branco é um detalhe bem legal. Fiquei muito satisfeito com a calça. |
E não fiquei decepcionado com os meus produtos mas fiquei com o serviço. A Richards realmente é uma fonte excelente para peças básicas e tem uma boa mistura, usando tecidos da estação e incorporando algumas opções mais "modernas" no seu mix de produtos. A qualidade em geral, é acima da média, mas como eu disse, está um pouco abaixo do preço cheio, mas comprei na promoção a um preço mais do que justo. Quanto ao serviço, eu pensarei muitas vezes antes de utilizar a loja online novamente. A comunicação foi horrível. Já comprei de gente lá da China que estabeleceu contato melhor. Fiquei com sensação que eles não estão nem ai para o que vem depois do ato do cliente apertar "confirmar compra". A experiência deixou muito a desejar, mas tenho certeza que aos poucos vão ser forçados a acertar o passo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário