Duque de Windsor

10 de outubro de 2012



duque de windsor nas bahamas
Duque de Windsor, como Governador das Bahamas
O talento indumentário do Duque é para mim o seu único ponto de referência positivo. A sua influência no vestuário masculino é inegável, mas pessoalmente, tenho pouco respeito pela sua história. É impossível negar que o Duque tinha um estilo singular, mas pode-se dizer que ele é a personificação da expressão “estilo sem substância”. 

O Duque é uma figura histórica que foi romantizada como uma “vítima”, obrigado a desistir de tudo por amor. Na realidade o seu relacionamento foi a desculpa usada pelo governo britânico para remover um homem perigoso do poder. Nunca saiu da adolescência, criou uma crise constitucional que ameaçou acabar com o governo da época, simpatizava com o movimento facista e se envolveu em atividades financeiras ilegais. A beleza de pertencer a aristocracia é que pode fazer tudo isso enquanto vivia em exílio em uma mansão a cada dia. Acabou sendo enviado às Bahamas como governador depois que se aproximou do governo Alemão, ao ponto de supostamente ser a figura escolhida por Hitler para governar a Inglaterra. 

Mas como o assunto aqui é roupa, as contribuições de Edward VIII foram enormes. Ele desformalizou o vestuário masculino, indo contra com a rigidez dos seus antecessores da era Vitoriana. Usava a expressão "dress soft". Foi isso o que fez, para desgosto de seu pai e felicidade da população, que ficava atenta para ver o que ele iria usar. Dizem que ele era fanático por seu guarda roupa e mantinha um inventário super detalhado. Mesmo assim sempre parecia se vestir sem esforço, nunca forçado.

Se não achamos tão chocante hoje, é justamente porque ele tornou tudo isso um pouco mais aceitável. O Duque de Windsor era pequenininho, mas foi preciso uma personalidade enorme para usar estes trajes na época. Ternos xadrez de todos os tipos, combinações, fez o chapéu panamá virar moda, popularizou o colarinho spread (italiano), tem um nó de gravata com o seu nome e tornou aceitável uso de roupas do campo na cidade. (tweed, suéter fair isle, camurça, sapatos marrom, sapatos bicolores).  Foram apenas algumas de suas contribuições.

 Duque de Windsor em sua escrivaninha

o duque e a duquesa de windsor
estilo do duque de windsor com um terno xadrez

O guarda roupa do Duque:

guarda roupa do duque de windsor

guarda roupa do duque de windsorguarda roupa do duque de windsor

Alguns de seus ternos que foram leiloados: 

terno xadrez do duque de windsorterno de campo de tweed do duque de windsor e um colete suéter fair isle

terno de golfe do duque de windsor
Terno de Golfe do Duque, de 1924
Estes estão expostos no MET:

terno jaquetão de abotoamento duplo azul escuro com lapelas pretas do duque de windsorterno de abotoamento duplo do duque de windsorterno de abotoamento duplo xadrez do duque de windsor
ternho de linho do Duque de Windsor
Terno de linho do Duque

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogging tips