Ocasião e Contexto: Não perca o respeito

5 de setembro de 2012


O brasileiro também tem uma aversão muito grande a formalidade. Eu acho que isso acaba prejudicando muito a capacidade de compreender o contexto na hora de se vestir. Pode ser que muita gente compreenda mas simplesmente goste de não estar nem aí e vestir o que quiser independente do evento. Pode ser que seja essa a direção que o vestuário masculino tome no futuro, mas eu acho que perderíamos muita coisa no caminho.

A um tempo atrás eu fui a festa de aniversário de 80 anos de minha tia avó. Pensei em um traje que refletisse esse meu respeito pela ocasião, levando em consideração o contexto do evento. Não era necessário aparecer no evento parecendo o Fred Astaire, era um evento semi-formal, de dia, e em um salão de festa fechado com ar condicionado. Fui assim e ainda me perguntei se o meu cinto e relógio estavam despojados demais.

É isso aí: um look do dia fresquinho do celular com uma dose extra de granulação
Chegando lá eu reparei que todas as mulheres estavam muito elegantes (principalmente as mais velhas, com suas melhores jóias). E olha que as mulheres fizeram uma revolução para ter o direito de vestir calças. Já os homens, abaixo da idade do meu pai, estavam todos de camisa polo, calça jeans, "sapatênis" ou aquele tênizinho da Osklen que todo advogado usa sexta feira. Concordei quando uma senhora comentou sobre deselegância e imaginei um tapete vermelho com mulheres em vestidos de gala e homens de bermuda. Eu esperava que quem fosse de calça jeans pelo menos escolhesse um modelo escuro, colocasse a blusa para dentro e vestisse um sapato:

"Christmas is all around me, it's everywhere you go"
Acho que existe um conceito do que é ser um homem "estiloso" e pode ser que esse conceito esqueça que ter estilo não é só entender aspectos estéticos e o que está na moda, mas também entender o contexto e a ocasião. Eu por exemplo, gosto de usar blazer e sapato para sair a noite. Procuro escolher modelos menos formais, mas sei que mesmo assim vou estar mais "arrumado" do que a maioria das pessoas. Porém, são situações que permitem esse tipo de liberdade, um contexto entre amigos e me sinto a vontade dessa forma.

As vezes uso uma gravata quando saio para jantar com a minha namorada. Escolho tecidos e padronagens menos formais e misturo com outros elementos, já que não estou usando por obrigação. Na minha cabeça, esse "esforço" ajuda a construir um ambiente especial. Todo mundo do restaurante pode até me achar uma versão inversa do Chico Bento visitando o primo na cidade, mas neste contexto só me interessa a pessoa do outro lado da mesa. É como abrir a porta do carro, um detalhe bobo mas que passa uma mensagem forte. Acho que um terno e gravata são tipo a versão masculina daquela langerie chique que toda mulher tem.

Um é pouco e dois não bastam; por isso: três looks do dia.
Se o jantar fosse a trabalho, dependendo da intimidade e da profissão, é provável que eu não usasse uma gravata para não correr o risco de estar mais arrumado do que a pessoa mais importante da mesa (chefe) ou estar mais formal que meus colegas. Neste contexto isso pode ser interpretado como ar de superioridade, e nunca devemos confundir elegância com esnobismo. Por mais que eu considere um traje apropriado, preciso entender a idéia que ele cria na cabeça dos outros. Certas ocasiões oferecem maior liberdade do que outras mas nem todo mundo interpreta uma mensagem da mesma forma.

Vista-se para a ocasião. Aproveite as chances que tem para usar o que bem entender, mas saiba a hora de se conter. Tem dias que não são nossos, mas sim de nossos familiares fazendo 80 anos ou de nossos amigos se casando. É claro que  nossos entes queridos não vão nos julgar pela nossa aparência, mas estar com ela em dia nessas horas também não faz mal nenhum. Vale a pena fazer de tudo para mostrar o quanto a data também é especial para a gente. É claro que, no fim do dia, roupas são apenas roupas; mas tem horas que podem servir como uma forma elegante de demonstrar uma característica que nunca é o bastante e que nenhum homem deve perder: o respeito.

2 comentários:

  1. Falou e disse! É chocante como o pessoal confunde 'atitude' com equívoco/grosseria. Ninguem precisa, e nem deve, se acorrentar a dress codes anacrônicos (ex: esporte fino) mas se vestir de acordo com a ocasião é uma das 3 formas de se homenagear o/a anfitrião(ã)... as outras duas são levar um presente e não beber demais/ficar fungando alto depois de se entupir de pó em banheiro de festa. É tão divertido exercitar diferentes personas através da moda mas tem gente que não saca isso ou então saca mas faz de propósito pra fazer o tal do 'statement', zzzzzzzzzzzz. Parabéns, vc e tua namorada/esposa estavam ótimos. :))

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, mano. É algo que TODO homem deveria ler.

    Todo mundo sabe que numa ocasião destas é feio ficar bêbado, é feio ficar se pegando com a namorada, é feio dançar de forma "ousada". E a roupa faz parte desse código. É questão de respeito, de demonstrar consideração.

    Eu mostro respeito por você indo a sua casa e não colocando os pés em cima da mesinha do centro. Se eu botar os pés não vai acontecer nada, a mesa não vai quebrar e provavelmente não vai sujar, mas é questão de respeito.

    Engraçado como a maioria das mulheres consegue compreender isso, enquanto os homens pensam que estão acima disso.

    ResponderExcluir

Blogging tips