Sapatos Masculinos: Quem é quem na família dos sapatos sem cadarço

6 de setembro de 2012

Continuando o guia sobre diversos tipos de calçados, agora sobre modelos de sapatos de enfiar o pé. Novamente vou ser breve e não entrarei em detalhes sobre como usá-los ou nível de formalidade. De modo geral, todos os sapatos de enfiar o pé são menos formais do que os de amarrar, as mesmas regras de cor e material também se aplicam, e quanto mais "mole" ele for, menos formal é. Vou focar em alguns estilos mais comuns e suas características marcantes. Recordando, que conforme a parte I, estes sapatos também podem ter detalhes de brogue e podem ser feito com uma só peça de couro.

Muita gente prefere chamar todos estes modelos de mocassim, mas eu não concordo. Tradicionalmente, um mocassim é um sapato feito de camurça ou couro macio. Serviu como calçado básico para populações nativas da Europa, Africa, Asia e Américas. Ele é montado com a sola e laterais feitas de um só pedaço de couro, fechados com uma costura atrás e em cima, ou então costuradas a um outro pedaço de couro com formato de "u" na parte superior. Hoje se refere basicamente a sapatos de enfiar o pé que mantém essa técnica de construção. 


Mocassin de índios norte americanos
O termo que eu prefiro é o de loafer, que são tradicionalmente definidos por não terem nenhuma fivela ou cadarço. São sapatos de enfiar o pé em variações de acordo com diversos adornos. Vou usar este termo ao invés de mocassin porque os sapatos de enfiar o pé podem, ou não, ter costura em estilo mocassim. Seguem algums modelos mais comuns:

1. Venetian Loafers: Sapato estilo Veneza. O pão com água. Um sapato de enfiar o pé com a costura superior no estilo mocassim. A referência mais antiga que encontrei desde modelo é que ele foi introduzido pela marca Cole Haan em 1933. Pessoalmente eu não gosto muito, parece um rosto sem olhos, nariz e boca.


sapato mocassim veneza
Venetian
1.1 Existe uma versão desse modelo que é muito popular no Brasil, muito encontrado na tenebrosa Dafiti e Sergio's. É uma versão com elásticos do lado para poder trazer a lingueta bem para cima sem torna-lo impossível de calçar, criando a ilusão que ele é um sapato fechado de amarrar. Gosto ainda menos desde modelo, porque para mim ele representa algo que é falso, assim como uma gravata de zipper ou de pregar. Não acho bonito e não gosto da idéia de ilusão, de tendar se passar por algo que não é.


Modelo Veneza com elástico e uma forma bizzara

2. Penny-Loafers: O modelo foi criado pela Bass inspirada por um modelo usado por pescadores noruegueses e ganhou o nome de Weejuns, uma corruptela de norwegians. A Bass introduziu uma tira de couro na parte superior, que representava um beijo de John Bass em cada par que saia da fábrica. O sapato ficou conhecido como penny loafers por causa do costume de inserir uma moeda no losango da parte superior do sapato. A moedinha quebrou o galho muita gente na época de orelhões. O formato do sapato pode variar, mas a característica marcante é essa tira em cima.


penny loafer masculino
Penny Loafers da Bass, o Weejun. Tem costura de mocassim, neste caso apelidada de "beefroll", porque lembra um rolo de carne

3. Tassel Loafers:  Foram inventados pela Alden a pedido do ator Paul Lukas. Ele solicitou aos sapateiros que elaborassem uma versão de um sapato que ele havia trazido da Europa que tinha borlas franjadas na ponta dos cadarços. A Alden modificou drasticamente o projeto e usou as borlas como ornamentos em um sapato de costura estilo mocassim.  
sapato com pendurucalho
Tassel Loafers de camurça azul, da Alden. Eu não considero este modelo um mocassim, pois o corpo é feito com um pedaço de couro.
4. Kiltie Loafers: Eles tem uma sainha na parte de cima. É muito comum ver essa variedade associada a um outro tipo de adorno, como por exemplo as borlas do Tassel ou a tira do Penny.

sapato com franjinha
Kiltie Tassel Loafer
Kiltie Brogue Penny Loafer. Tambémnão considero um mocassin, porque não tem a costura na parte superior.
5. Horsebit Loafers: Também conhecido como o Gucci Loafer. Horsebit quer dizer embocadura. É aquele metal que fica na boca do cavalo prendendo a rédea. O enfeite em cima do sapato é igual a uma embocadura.

sapato da gucci com metal
Horsebit Loafer da Gucci
6. Butterfly Loafers: Introduzido na década de 70 por George Cleverley. A características marcante deste modelo são os dois pedaços de couro sobrepostos na parte superior

Butterfly Loafer
7. Driving Loafers: Posso estar errado mas estes foram originalmente feitos para que pessoas ricas tivessem um sapato chique para usar na hora de dirigir, eles tinham solas mais aderentes do que as lisas de couro, e ao mesmo tempo evitavam sujar o carro e também evitando o desgaste de outros sapatos. 

mocassim driver
Driving Loafers da Tod's
8. Prince Albert Loafers/Slippers: Este modelo é reservado para aqueles com atitude de patrão. Ao usá-lo você automaticamente ganha a imagem de bilionário excêntrico. As pantufas ocidentais nasceram na Inglaterra Vitoriana como sapatos para usar dentro de casa. O príncipe Albert decidiu ir um passo além e fez uma pantufa de veludo com forro de seda. Overdose de luxo para ser usada, pelo dono da casa em ocasiões formais.

Slippers de veludo, da Church's 
9. Belgian Loafer: Não creio que eles tenham alguma coisa com a bélgica, mas foram criados pela Belgian Shoes. Na década de 1940, o empresário Henri Bendel desenhou um sapato simples, elegante e frágil com um lacinho na frente. Os sapatos são costurados de dentro para fora, e depois invertidos passando os pontos para dentro, garantindo costuras impecáveis.

Modelo Henri, da Belgian Shoe Company
10. Boat Shoe/Docksider: Em 1935 Paul Sperry obsevou que seu cachorro não tinha problema nenhum ao correr no gelo. Ele reparou que a pata de seu cocker spaniel tinha um monte de linhas e estrias, que ele usou como inspiração para criar um sapato com uma sola que não escorregasse, resolvendo um problema que ele tinha quando caminhava pelo convés escorregadio de seu barco, e assim naceu o Sperry Top-Sider.


O original, Sperry top-sider
11. Camp Moc: Popularizado pela L.L. Bean, criado pro Leon Leonwood Bean, inspirado nas técnicas de costura do mocassim tradicional dos índios americanos. O modelo foi apelidado de Camp Moc, para ser usado com conforto em acampamentos e ao redor de fogueiras. É o docksider da selva.

sapato mocassim
L.L. Bean Camp Moc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogging tips