Fotografias: Rirchard Avedon e o Ivy Style

10 de setembro de 2012

Eu 1976 o fotógrafo Richard Avedon registrou as eleições bicentenárias dos Estados Unidos. A série  “The Family” é composta por fotografias da elite do poder Norte Americano. Eu já tinha visto elas antes, mas o tumblr Mistil selecionou algumas mostrando políticos com o "Ivy Style', o predecessor do preppy. Eu tomei a liberdade de parafrasear os comentários que ele fez em baixo de cada foto. 


Elliot Richardson, Secretário de Comércio. O terno que ele usa é um "sack suit", com ombro macio, sem pence e com abertura única na parte de trás. Tem três botões, mas só dois são funcionais, porque a lapela se dobra sobre o mais alto. Popular da Ivy League, com calças lisas sem pregas. O terno acima tem proporções perfeitas.

Obs: "Sack suit". Uma das principáis características é que ele não tem nenhuma costura (pence) nas laterais. Quem assiste Mad Men pode reparar nos ternos de Don Draper no início da série. Não temcostura na lateral, em comparação: este aqui tem).

George W Bush por Richard Avedon com um terno j press ivy style preppy

Esse é George W. Bush (pai), na época diretor da CIA. Ele não escondia a sua formação em uma universidade de elite. Veste um terno da J.Press, também com corte "sack". A camisa tem botões no colarinho, outra marca registrada da Ivy League. Para completar o visual preppy, ele usa uma gravata regimental com as cores de sua universidade.


Jovem Ralph Nader com terno de princeton e harvard e gravata four in hand

Este é o jovem Ralph Nader. É possível perceber pela sua roupa que ele estudou em Princeton e Harvard. Um terno "sack" entediante, uma camisa branca com botões no colarinho, uma gravata regimental e um nó simples do tipo "four in hand". Calças lisas presas com um cinto discreto. Nada de pregas ou de suspensórios.


Cyrys Vance fotografado por richard avedon com um terno de tres botoes mas que são dois

Cyrus Vance, um advogado formado em Yale. Da para saber isso porque ele está usando o uniforme da Ivy League. De novo, o terno meio sacolão e a camisa com botões no colarinho. Três botões, mas o primeiro fica coberto pela lapela. Ele está misturando um terno xadrez, com uma gravata de bolinhas e uma camisa listrada.


john califano por richard avedon com uma gravata da brooks brother repp tie #1

Joseph Califano, advogado. Formado em Harvard, todo de Brooks Brother. Terno preto cortado a maneira "sack", camisa branca com botões no colarinho, e uma gravata regimental facilmente reconhecível, a Brooks Brothers #1 Repp Tie, vendida até hoje e muito copiada.

Para ver o restante da série “The Family

Hoje, é muito difícil achar políticos americanos se associarem ao estilo. É provável que razão seja para evitar a imagem de elitista. Todos preferem o visual de um executivo: ombros estruturados, colarinhos armados e gravatas simples. É uma forma de transmitir seriedade e confiança. Gravatas com brasões, camisas oxford, botões no colarinho e o terno de ombros macios são formais, mas ao mesmo tempo casuais. Podem ser antiquados ou ousados. É provável que os consultores de imagem aconselhem os políticos a evitarem o risco dessa ambiguidade.

2 comentários:

  1. Vc pega um cara bonito e com corpão como o Paul Ryan, vice do Romney, e percebe que ele usa um número maior de blazer/casaco provavelmente pq se sente mais 'homem' com roupa larga. Fico em dúvida se é caretice, recalque ou hipocrisia. Falando em Ivy Style, conhece um livro dos anos 60chamado 'Take Ivy', com textos de Shosuke Ishizu, Toshiyuki Kurosu, Hajime e fotos de Teruyoshi Hayashida? Dá uma checada pq trata-se do marco zero da iconografia do estilo e ainda por cima feita por Japoneses loucos por universidades Americanas. Muitos estilistas se inspiram nele, inclusive meu favorito, Raf Simons. :)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, a GQ pega no pé do Paul Ryan toda a semana. Acho que não é nem questão de justo x largo, é mais uma questão de proporção. Os sack suits eram largões e nada acinturados. O corte era relaxado mas o tamanho era certo, então tudo ficava no lugar.

      O Paul Ryan usa um terno largo mas totalmente desproporcional. Ele me lembra o Ben Stiller no filme Reality Bites, ou melhor ainda o David Byrne do Talking Heads. Ele é um cara forte mas acaba ficando pequenininho de terno. Outro dia mesmo comentei sobre um terno do Chris Bosh, um cara alto e forte: http://www.gq.com/style/street-style/201209/ben-ferrari-5-by-7-new-york-fashion-week-spring-2013#slide=12

      Eu acho que isso tem a ver com a imagem da campanha do Romney. Estão tentando deixar tudo bem casual. O executivo Roomney trocou o terno pro camisas com manga dobrada, e o Paul Ryan ficou com essa imagem de um "boy next door", como se não fosse político.

      Conheço o livro sim! Nunca vi ele fisicamente, só as fotos scaneadas. Já falei dele aqui no blog bem no começo: http://soqueriaterum.blogspot.com.br/2012/05/30-take-ivy.html

      E Raf Simons começou forte na Dior!

      Excluir

Blogging tips