Misturando Padrões

14 de setembro de 2012


Boardwalk Empire: Jimmy Darmody com uma paleta de cores bem sóbria mas cheio de informação: O terno é riscado, o casaco tem padrão escama de peixe e a gravata de bolinhas.
A terceira temporada de Boardwalk Empire vem aí e com ela, mais um pouco do melhor figurino de uma série no momento. O melhor da época é o peso e variedade dos tecidos utilizados e a mistura de padrões, que é o tema deste post. Na hora de misturar, cada um tem o seu lema. Algumas pessoas dizem que é preciso ter no mínimo uma coisa sólida. Alguns dizem para não misturar mais de um tipo de padrão. Outras, acreditam que não existem regras. 

Para quem tem dúvida, a melhor forma é variar a escala e o impacto dos padrões escolhidos. Dois do mesmo tipo podem ser combinados se forem de tamanhos bem diferentes. Listras finas dão certo com listras bem espaçadas. A mistura de dois padrões diferentes segue a regra oposta: o tamanho dos dois deve ser bem parecido para manter a harmonia. A única exceção são aqueles muito pequenininhos, que acabam causando vertigem. As mesmas idéias devem ser aplicadas na mistura de três ou mais padrões para criar um contraste harmônico. A cor, textura e intensidade também podem ajudar a equilibrar todos. 

Mesmo com tantas regras ainda é possível surpreender. A verdade é que não há uma formula certa. É mais uma questão de gosto e de observação. As regras na verdade servem para ajudar quem não tem sensibilidade para determinar se os padrões selecionados são complementares. Quanto mais informação maior será a chance de não funcionar ou então de simplesmente de conflitar com a opinião de alguém. 

A pessoa abaixo está usando dois tipos de xadrez e bolinhas sem parecer o Agostinho Carrara. Isso porque o blazer príncipe de Gales é bem sutil, o que permite que a camisa gingham seja mais viva. Os pontos da gravata assumem a posição de destaque sem causar conflito. Todos estão em um espectro de cores neutros. O xadrez é grande, as listras são pequenas e os pontos menores ainda, o que deixa tudo bem equilibrado:



Mais alguns exemplos de combinações de terno, gravata, camisa e/ou lenço:



Quadro padrões diferentes. Xadrez príncipe de Gales, bolinhas de dois tamanhos, e listras.

Aqui as listras de giz do terno são bem menores do que as listras da gravata.
Essa é de um editorial que eu destaquei a um tempo atrás
Outros exemplos de Boardwalk Empire:

O personagem da esquerda e da direita combinam dois padrões na gravata e no terno. Já Alcapone no meio está de terno e camisa listrada com uma gravata gráfica.
Nuckie Thompson de terno xadrez, blusa listrada e gravata florida.
Nesta foto o personagem mistura o zig zag do casaco, com as listras do blazer, o quadriculado da camisa e o gráfico da gravata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogging tips