C'H'C'M'

13 de junho de 2012

Há um movimento muito interessante acontecendo no mercado de roupas masculinas. Falo da revitalização de marcas que fabricam suas próprias peças a séculos e da aparição de outras novas que realmente se dedicam a qualidade e ao detalhe do produto que fabricam. Paralelamente, há um grupo de boas pessoas abrindo lojas que também se importam muito com o produto que selecionam para vender. Uma das lojas dessa lista com certeza é a C'H'C'M' (Clinton Hill Classic Menswear).
Foto: We Are The Market
Eu nem reparei na loja na primeira vez que passei em frente. Ela fica abaixo do nível da rua na Bond St, escondida em plena vista. Acho que isso é parte do que a torna especial pois a seleção de produtos parece ser feita especialmente para a pessoa que gostam de procurar pelos pequenos detalhes. A loja estoca uma mistura de marcas novas e velhas (algumas datadas do século XVIII).  O espaço é cheio de diversos produtos exclusivos e colaborações raras de marcas como a Mackintosh, Drakes, Monitaly, Gloverall, Paraboot, Levi's Vintage Clothing, The Hill-Side, Valstar, Six Eight Seven Six, Individualized Shirts, Sunspel, Sunny Sports e Ovadia & Sons, mas também várias outras que nunca ouvimos falar mas que o dono vai ter o prazer de te contar tudo a respeito. 

Paraboot 'Chambord Sport' (Foto C'H'C'M)
Uniform Wares (Foto C'H'C'M')
Na C'H'C'M, Sweetu Patel convida o cliente para fazer parte do processo de descoberta. Ele compra o estoque da loja da mesma forma que compra para si mesmo. Adora procurar novas marcas e produtos, trazê-los para os EUA e disponibilizá-los online para o mundo todo. Inclusive já enviou muita coisa para o Brasil (quase sempre coisas menores, pois assim consegue mandar de "First Class International", que é o serviço preferido pelos clientes brasileiros pois não costuma ser parado na alfandêga). Ele vai conversar com você sobre as roupas nas prateleiras sem passar a sensação de que está tentando te convencer a comprar. Aliás, a loja inteira é assim.

Os produtos estão arrumados em apenas uma arara, uma mesa, e uma prateleira. O espaço é bem aberto e as paredes de tijolo contrastam com as linhas simples e superfícies brancas das mobílias. Lá dentro só o dono e os produtos. É uma loja para quem não precisa de vendedores segurando a sua mão e empurrando um monte de coisa para cima de você. Tudo está organizados nesse pequeno espaço e cabe a você mesmo descobrir o que há de especial em cada oferta.

Ovadia & Sons (Foto C'H'C'M)
Drake's (Foto: C'H'C'M')
A C'H'C'M se mostrou um lugar que as pessoas entram e param para conversar, bater um papo, aprender, dar umas risadas e quem sabe comprar alguma coisa. Enquanto estava lá a loja foi visitada pelos próprios designers de algumas peças, apenas para conversar. Não é toda hora que um cliente tem a oportunidade de contato direto com os idealizadores de um produto. Se você estiver nos arredores, entre na C'H'C'M. Não há nada como pisar em uma lugar que acredita no que está vendendo, ser bem recebido pelo dono e poder conversar abertamente sobre tudo o que há lá dentro e o que ainda está por vir.

Hoje em dia conseguimos olhar tudo pela internet, mas as vezes nada se compara com ter a oportunidade de poder tocar e experimentar alguma coisa. Se não conseguir ver o que torna cada peça especial, pergunte ao Sweetu e se prepare para aprender muito sobre o processo de manufatura, as escolhas de matéria prima, e a herança de cada marca lá dentro. 

C'H'C'M: 2 Bond Street, New York, NY
Horário de Funcionamento: 11 da manhã as 7 da noite.

Drumohr (Foto: C'H'C'M')
Individualized Shirts (Foto: C'H'C'M')
Mackintosh (Foto: C'H'C'M')
Ovadia & Sons (Foto: C'H'C'M')
Private White (Foto: C'H'C'M')

5 comentários:

  1. Sou cliente da C'H'C'M há 2 anos e ela é, sem dúvida, uma de minhas boutiques favoritas do mundo. A curadoria do Sweetu e o extremo cuidado com a procedência/história das grifes vendidas lá são duas coisas dificílimas de encontrar nos dias de hoje. Agora então que começou a vender CASH CA... haja $$$$.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Augustuzs, obrigado por ler! Muita emoção receber um comentário haha.

      Quanto ao Sweetu, é verdade, muito gente boa e sabe demais das coisas. Você compra pelo correio? Quando passei por lá ele me falou que tem bastante clientes brasileiros. Qual a sua experiência com o envio e a alfândega?

      Excluir
    3. Lucas, compro muito do Sweetu pelo correio e costuma ser muito tranquilo. O fato dele enviar por USPS é bem legal pq, caso a gulosa Receita Federal nos taxe, a alíquota será de 60% e não de 100% como acontece com couriers (Fedex, DHL, UPS). Como sou cliente antigo, Sweetu sabe como mandar. Nunca posta tudo de uma vez e fica atento ao peso. Vale muito a pena comprar, por exemplo, camisetas Sunspel (as melhores do mundo, na minha opinião) que são levíssimas (algodão Egípcio) e passam pela alfândega sem problemas. Geralmente compro rainwear mais pesado na loja física mas se bater o olho em algo incrível pelo site compro do mesmo jeito e 'depois a gente vê oq acontece'. Comprei uma calça mais pesadona da Arpenteur semana passada mas ainda não chegou então não sei se vai rolar tax-free. Ontem mesmo recebi uma remessa, fui pro Facebook pra agradecê-lo por uma 'gym shirt' One Nine Zero Six (absurda, linda, feita com um algodão simplesmente impossível de se encontrar no Brasil) e dei de cara com o link pro teu blog que falava da loja. Confesso que não conhecia mas foi uma bela surpresa ver que existem pessoas com interesse por qualidade, história, design, matéria-prima e, sobretudo, que elabora posts de forma cuidadosa sem aquela miséria indigente que dá o tom nessa infame blogosfera. Enfim, congrats! Assim como acontece com a C'H'C'M, virei freguês. Abs

      Excluir
    4. Entendi! Ele me explicou mesmo que as remessas costumavam ser de coisas mais leves. Vou ficar de olho no site para aproveitar as promoções e se comprar vou falar para fazer igual para o Augustuzs. É realmente a loja que eu gostaria de ter. O emprego dos sonhos viajar pelo mundo descobrindo produtos legais. Obrigado pelo elogio, fiquei surpreso de ver o link na página da C'H'C'M. Não divulgo muito o meu blog porque escrevo por curiosidade. Fico contente por você ter lido e por eu ter conseguido passar a mensagem que queria.

      Excluir

Blogging tips