#59. Tretorn Nylite

9 de junho de 2012


Quando criança eu ganhava um tênis no início do ano letivo e o usava para todos os lados até que no final das férias de dezembro eles já estavam completamente destruídos. Sempre sentia dó na hora de aposentar o velhinho, porque sabia que ele havia me carregado dia após dia durante minhas aventuras. Hoje em dia tenho dado preferência para sapatos mais tradicionais, mas para ser sincero nada é mais confortável do que um bom tênis.

Para mim nenhum supera a versatilidade e leveza de um tênis de cano baixo feito de lona, preferencialmente branco e com o mínimo de detalhes possíveis. Ao contrário de tênis voltados para a prática de algum esporte ou então aqueles “sapatênis” que tentam ser algo que não são, vestir esse tipo de clássico casual mostra ao mundo que você gosta de conforto nas suas horas de lazer, e não que está se preparando para correr, praticar algum esporte ou tentando fingir que está de sapato. 


Minha preferência por tênis de tecido e branco deve-se ao fato de que eles, assim como um bom vinho ou whiskey, ficam melhor ainda com o passar do tempo. Tornam-se mais confortáveis e mais bonitos depois de rodar bastante e coletarem as cicatrizes do dia a dia. Além disso existem vários modelos clássicos e baratos que vão estar sempre disponíveis, e por isso são fáceis de serem substítuidos. A simplicidade no design para  mim é indispensável, pois deixam o calçado fácil de combinar com qualquer coisa. O Vans Authentic tem sido minha escolha já faz algum tempo e também tenho um carinho especial pelo Converse Chuck Taylor. Porém tem horas que sinto que os dois, apesar de versáteis, tem um ar um pouco juvenil.


Foi andando pelo SoHo que trombei com uma loja da Tretorn, e na vitrine vi o que procurava: o Nylite. Introduzido na década de 60, o Nylite é um sapato tradicional da marca sueca. Ele nasceu em 1967 e foi considerado o primeiro sapato esportivo de luxo. Feito de lona natural, com o logotipo “Gullwing”, forro de têcido, palmilha ortopédica e sola de borracha. Achei o design simples mas ao mesmo tempo forte, com uma certa casualidade refinada que faz uma ponte perfeita entre os sapatos formais e os tênis esportivos. A silhueta fina torna-o perfeito para usar com calças de boca menor sem ficar com o pé parecendo de pato. Cada sapato conta uma história. E agora tenho mais uma tela branca para preencher!

4 comentários:

  1. Tô pra comprar um nylite há uns 2 meses, mas a falta de grana unida me impedia. Agora que dá pra comprar, tô com medo da importação. Ultimamente só tá dando problema, um monte de coisa é extraviada... Esse ano tá difícil pra quem compra produtos internacionais. A receita federal tá embaçando e atrapalhando as entregas.

    ResponderExcluir
  2. Tá foda mesmo. Tive coisa que ficou agarrado lá durante uns três meses. Se soubesse eu podia ter trazido e colocava no correio para você.

    Eu vi alguns Converse Jack Purcell aqui em Belo Horizonte, então com certeza também tem em São Paulo. Ai vende Superga? O 2750 é bem legal.

    ResponderExcluir
  3. Jack Purcell tem sim. Superga já não sei. Pensei em comprar um superga, mas queria mesmo um superga ou um new balance.

    O problema do NB é que praticamente tudo é de couro/camurça/nubuck, e eu não uso nada disso. Vou tentar achar uns genéricos decentes no eBay, que sejam sintéticos.

    ResponderExcluir
  4. Não usa couro? Que legal. Eu sou exatamente o contrário, não gosto de nada sintético ou artifcial.

    Tem um New Balance que é de canvas. Ele é baixinho e parece o Nylite. Vou te mandar uma foto por e-mail ou facebook.

    O 573 e parecidos são super confortáveis, ganhei um novo de dia dos namorados. Será que é couro mesmo? Sei que no site da New Balance voce pode customizar um, e tem a opção de substituir o couro por material sintético...infelizmente não envia para o Brasil.

    ResponderExcluir

Blogging tips