Uniforme Reverso: A Calça Azul Marinho

13 de março de 2013

Foto: Macaroni Tomato

É verdade que praticamente todo mundo fica bem com um dos protótipos do uniforme masculino. Paletó azul escuro, calça cinza médio, blusa clara, uma gravata sólida ou com padronagem leve e sapatos marrom.

O oposto também deveria ser verdade, mas cheguei a conclusão de que não é fácil reverter tudo e casar uma calça azul escuro. A calça de lã fria azul escura é muito formal e fica parecendo que é viúva de um terno. Por isso, o paletó alternado ao invés de complementar, acaba parecendo um mero subsituto.

Na teoria cinza e marrom seriam as escolhas óbvias para a parte de cima, mas na prática o resultado pode ser decepcionante. A solução é escolher jaquetas completamente esportivas ou paletós com elementos que deixem claro que a ele não é a parte de cima de um terno. Por isso eu diria que o mais difícil dos dois é o contraste com o cinza, já que paletós de tons marrons costumam autimaticamente ser de tecidos inerentemente mais casuais, como o tweed ou linho. 

Nas fotos abaixo, Christopher Bastin faz essa distinção usando os botões dourados e bolsos laterais externos (tipo sacola?). Lá na primeira foto o Sr "Macaroni Tomato" usa um paletó de flanela e troca a calça de alfaiataria por um chino.

Christopher Bastin  Foto: Justin Chung

Removendo a calça azul tudo fica mas fácil. É bem mais tranquilo combinar o cinza com uma calça em tons de marrom, outro tom de cinza ou verde escuro exemplo. 

"Macaroni Tomato" de cinza com cinza. Além do contraste óbvio, a mistura de tecidos deixa claro que ele não está tentando criar a ilusão de um terno. (mas ficaria bem melhor com um sapato mais escuro). Na outra foto o cinza com marrom, e nesta mesma foto tem um exemplo do sempre clássico azul e cinza.

Acho que a lição aqui é: Na dúvida não compre calças de alfaiataria azul escuro, e não compre (ou não descase) paletós que tenham cara de paletó de terno.

Foto: Macaroni Tomato
Foto: ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogging tips