"Look do dia"? Não, Temple of Jawnz

15 de março de 2013


Caminhando casualmente para longe de uma explosão. Um look civil e resistente. Jaqueta de couro e calça jeans para proteção e tênis se precisar correr. Não da para escapar de ninguém se estiver de chinelo.

O motivo da foto é falar da peça de roupa que mais gosto no meu guarda roupa, feita por uma marca muito interessante que é um dos maiores "segredos" da internet. Apresento-lhes o Temple of Jawnz::
TOJ: Temple of Jawnz
A jaqueta, Quilted Double Rider



Clique abaixo para saber mais a respeito da Temple of Jawnz e como adquirir as melhores jaquetas de couro que o seu dinheiro pode comprar:
Temple of Jawnz é a melhor coisa que a internet já fez na moda masculina. Ela nasceu dentro de um forum quando um dos membros resolveu fazer uma jaqueta varsity. O resultado veio no meio de 2009 com a jaqueta TOJ0. O templo logo desenvolveu um culto de seguidores composto por membros de fora como o Superfuture, Hybepeast e até o Style Forum.


TOJ0 na cor "Bourne"
A marca nasceu e existe quase completamente dentro de tópicos de forum e nas redes sociais. Conseguiu crescer e conquistar uma base fiel de clientes mesmo sem um site oficial, sem publicidade e sem uma estrutura de negócios. O foco não é em quantidade de peças mas sim na perfeição de poucos modelos e foco no cliente. Ao comprar, a pessoa envia suas medidas e conversa sobre elas; e tem grande liberdade para escolher o tecido, material, cor e aviamentos. Veja por exemplo, o resultado da jaqueta que um cliente pediu com camurça azul marinho e algumas adições nos ombros:



Até onde eu sei o TOJ é uma operação de três pessoas baseadas em Seoul, na Coréia do Sul. As operações são lideradas pelo Drew, uma pessoa normal que queria um produto perfeito. Decidiu fazê-lo com as próprias mãos e dividir com os outros. Já deixaram bem claro o sonho de transformar o Temple of Jawnz em uma coleção completa, com modelos "ready to wear" disponíveis em multi marcas ao redor do mundo. O grande problema é que isto com certeza irá elevar muito o preço final para o consumidor. 



O legal do Temple of Jawnz é que são muito abertos sobre os projetos atuais e futuros da marca.Postam  pequenas evoluções e lançamentos no facebook, abrem as idéias para votação e fazem campanhas de pré-vendas com objetivo de escutar quais produtos e designs os clientes querem ver no futuro. Tudo com muito bom humor e até polêmica. As pessoas por trás do Temple of Jawnz são obcecadas em levar os produtos para o próximo nível ("next level"). Sempre que possível, aposentam modelos antigos e lançam versões atualizadas com qualidade e métodos de produção melhores. Em 2013 remodelaram a TOJ Double Rider e lançaram uma nova Varsity TOJ0:


Double Rider
TOJ0 2013

A pedidos, já fizeram experimentos com um trench coat, um peacoat, um duffle coat e adicionaram calças e uma camisa oxford ao seu portfolio de produtos. Os topicos da marca tem mais de mil páginas e por isso é bem dificil acompanhar o progresso e as novidades. Os posts incluem detalhes sobre os tipos de couro que eles usam, a procedência dos materiais, fotos dos bastidores da produção e detalhamento completo do acabamento das jaquetas. Os projetos que eles sempre mantém são as jaquetas de couro, principalmente a TOJ Moto, TOJ Bomber e TOJ Double Rider:


Alguns dos modelos lançados ao longo dos anos
O preço já subiu em torno de 30% desde a época que eles começaram. Acompanhando o forum fica claro que esse aumento foi realmente causado pelos ajustes no custo da mão de obra e na inflação nos précos da materia prima, mas em partes também pelo aumento da demanda. Mesmo assim, levando em conta a qualidade dos materiais (o couro lambskin Neo Zelandês é incrível), fabricação e a beleza dos designs simples o preço é muito mais em conta do que uma jaqueta de couro de qualidade similar que costuma custar de $3000 para cima. Além disso, como os designs estão sempre atualizados, você vai acabar tendo um produto quase exclusivo, feito com as suas medidas.


Quem tiver interesse pode encontrar as informações de contato no "site" da marca, como comprar e um guia de como tirar suas medidas ou medir uma jaqueta de referência. Também vale a pena seguir eles no facebook. Quem tiver muita curiosidade pode revirar o tópico no Super Future ou no Style Forum. Eles também tem uma galeria com muitas fotos dos produtos, arquivo de modelos descontinuados e tabelas de tamanhos e medidas.

Um comentário:

  1. Amei todos os stilos das jaquetas

    estou te seguindo se puder passa no meu cantinho:
    www.erikakikasouza.com

    ResponderExcluir

Blogging tips