Perguntas e Respostas

28 de fevereiro de 2013


Anônimo24 de fevereiro de 2013 08:15
1. Você poderia bolar uma lista dessas para lojas presentes em solo nacional? Eu não tenho condições de ir pra NY pra comprar roupas e não gosto de comprar online, mas ainda assim gostaria de vestir peças de qualidade.

2. Já vi você comentando sobre a Richards, mas tem outras lojas brasileiras onde você compra roupas? 

3. Você conhece alguma que venda raw denim de qualidade?

Anônimo, obrigado pela sua pergunta, fico muito contente com o seu interesse. Infelizmente eu não me sinto a vontade para formular uma lista de lojas nacionais. BH é bem limitada, e eu não posso atestar pela qualidade do que vejo pela internet. Você é de onde? Está procurando por alguma coisa específica e qual faixa de preço? Talvez possa te ajudar ou alguém pode deixar um comentário com dicas para nós dois.

As respostas depois do clique.


1. É verdade que a maioria das coisas que posto estão fora do nosso alcance (financeiramente e geograficamente). São mais aspirações do que recomendações, exemplos arquetípicos que servem de modelo. Como as grandes lojas brasileiras são meio aleatórias - de vez em quando aparecem coisas legais e de vez em quando coisas bizarras - é melhor concentrar nos produtos e não na marca. Entrar em várias lojas, pegar nas roupas, experimentar e comparar o preço até achar a melhor opção. 

Comprar online é mesmo arriscado. Se o site tiver informações de medida vale a pena comparar com algo do seu armário e se necessário entrar em contato. Os impostos são mais complicados. Mesmo assim, dependendo do tipo de produto, ainda pode sair mais barato. Se você quiser posso te ajudar, qualquer coisa manda um e-mail (soqueriaterum@gmail.com)

Quanto a qualidade, eu costumo encarar de duas maneiras: O produto é ruim por que é feito muito podremente, ou tem fabricação decente mas é "ruim" porque não vestiu bem? Se for a primeira eu descarto porque nunca vou me sentir a vontade com algo tosco. Se for a segunda, e eu achar que vou usar bastante, eu pondero se seria possível levar para um costureiro/alfaiate. Quando o preço sobe costumo exigir mais. Não quero que o produto caia aos pedaços e não pagar caro por materiais e fabricação boa para depois ter que alterar na maquininha do costureiro.

OBS: Sobre um costureiro/alfaiate: Eles são bons aliados. A costureira(o) basta para alterações simples. Para coisas mais complicadas eu recomendo um alfaiate. Ele vai ter uma visão de engenheiro. Uma boa costureira é capaz de unir tudo muito bem, mas não tem a mesma visão de como todas as partes interagem. Nós somos os arquitetos, com a função de definir o estilo e a forma do projeto. Na hora de pedir uma alteração é uma boa levar uma foto de uma pessoa vestida com o caimento que você quer. Alfaiates e costureiros são mais velhos e bem cabeça dura. É bem melhor mostrar do que perder tempo discutindo, já que cada um tem sua preferência. Se você for de BH posso te recomendar uma pessoa por e-mail (soqueriaterum@gmail.com).

2. Já vi você comentando sobre a Richards, mas tem outras lojas brasileiras onde você compra roupas? 

Eu tenho camisas da Zak, que é bem acessível e me vestiram bem. Gostei que a gola não é pequenininha (Obrigado Nati). Acho que a Richards é uma boa nas promoções. Até onde eu sei eles usam bons tecidos e o preço das coisas cai até 60%! De vez em quando lançam umas jaquetas e casacos bonitos. A um tempo atrás tinha uma parka militar de algodão encerado da British Milerain Co. Praticamente uma Barbour. Não sou muito fã da alfaiataria deles e os sapatos normais são ok, mas eles tem uma linha premium que é MUITO cara para o que é. Cobram um preço absurdo por um sapato que não tem nada de exepcional na fabricação. 

Eu costumava fazer muita burrice quando via nas lojas nacionais alguma coisa que achei legal na internet. Tenho muita vontade de comprar um blazer de abotoamento duplo. Vi um na Noir mas fiquei na dúvida quando provei. Sabia que ia ter que ajustar, mas reparei que os bolsos eram todos falsos, sinal de atalhos na alfaiataria falta de atenção nos detalhes. A um tempo atrás teria comprado e depois não usado porque não ia ter onde carregar minhas coisas. Hoje eu sou bem chato para comprar. Fico muito atento para ver se estou comprando algo que se encaixa no meu estilo, ou se estou comprando porque alguém falou que era legal ter um moleton de 1000 reais com um tubarão silkado. 

Abaixo algumas lojas. No final respondo sua pergunta sobre Raw Denim.

- Eu nunca comprei algo de lá, mas visitei a The Craft Shoe Factory quando estava em São Paulo e achei bem interessante. Alguns modelos realmente não me agradam de jeito nenhum, mas não deixe as fotografias do site te enganar...eles tem uma linha mais clássica com preço bem justo pelo valor que oferecem. A equipe da loja foi bem atenciosa e os próprios donos respondem e-mails. Vale a pena visitar a loja do Shopping Vila Olímpia pois eles são revendedores exclusivos da linha 1880 da Loake's, uma boa fabricante de sapatos Inglêses. Custam R$ 1200 e são os sapatos mais bem feitos que você vai encontrar no Brasil.

- Existem algumas marcas independentes pipocando no cenário, como a Cotton Projects. A Cotton Projects tem uma proposta surfista urbana. Eles usam o melhor material e mão de obra possível dentro da nossa realidade, o que quer dizer que não é nada de outro mundo. Porém eles prestam muita atenção ao corte e modelagem da peça. Dizem que quem compra uma calça deles volta e compra de todas as cores.

- A Noir da Le Lis Blanc tem um estilo mais sofisticado. Eu experimentei e achei a modelagem legal para mim e o tecido bem agradável. Já os ternos e blazers deixaram muito a desejar. Definitivamente poderiam ser melhores. A loja é bonita e diz que em SP eles tem uma que serve bebidas e um alfaiate que trabalha para todo mundo ver. Tem uma imagem bacana, mas eu suspeito que é mais truque de espelho do que realidade. 

- A Villa Vittini vende produtos inflacionados de fabricação própria  e alguns importados, inclusive alguns bons sapatos Italianos. É uma loja de luxo, que cobra muito em cima do nome e status, mas se você tem o dinheiro vá em frente pois os produtos me parecem bons.

- VR e Brooksfield são presentes em todos os shoppings da cidade. Não gosto da VR. Acho que a maneira como eles colocam a marca nos produtos é de mal gosto. A Brooksfield é mais discreta, mas as roupas são superfaturadas. Um problema que reparo nas lojas mais caras é que a qualidade dos acabamentos muitas vezes não bate com a qualidade dos tecidos premium que eles importam. Troquei uma bermuda duas vezes porque o mesmo botão soltou. Mesmo assim, até onde eu me lembro, as duas usam os melhores tecidos nos ternos e estes tem um bom acabamento e estrutura bacana. Não estou lembrando de cabeça mas acho que a VR usa lã E. Zegna e a Brooksfield Loro Piana. 

- Lojas de departamento. Para ser sincero é mais benefício comprar nessas lojas do que nas lojas genéricas. Uma jaqueta da Renner pode não ter o mesmo tecido, detalhes ou acabamento que os produtos que muitas vezes compartilho aqui, mas se você usá-lo corretamente, ele pode causar o mesmo efeito. O grande problema é que eu acho muito difícil achar peças de bom gosto na Renner, C&A e Riachuello. Na minha opinião, essas lojas tem a mania de pegar algo simples e complicarem demais com adições desnecessárias. 

- A Zara segue rapidamente as tendências. Antigamente os produtos eram feitos na Espanha e um pouco melhores. A qualidade, que não era excelente, caiu ainda mais depois da expansão da marca. Mesmo assim o preço continua baixo e tem coisa lá que vale a pena sim. Um casaco que só vai ser usado um ou outro mês do ano, até mesmo um terno mais moderno, calças básicas e camisas por exemplo. É uma boa loja, para quem começou a trabalhar e precisa acumular um monte de camisas. Em São Paulo tem a Top Shop que era a versão britânica da H&M mas deu uma mudada na imagem quando a outra começou a pipocar para todo lado. Pelo que escuto, a Zara, Topshop e a Renner são as melhores no quesito acompanhar tendências. É provavelmente nessas duas que você pode encontrar aquela estampa ou cor que está fazendo sucesso. 



- Tem também a Ellus e a 2nd Floor são as versões brasileiras da Diesel. Fazem a linha Rock N Roll e são cheia de opções de jeans e couro. Se você gosta da imagem de uma, provavelmente vai gostar da outra. Se você for comprar uma jaqueta de couro da Ellus, fale comigo primeiro que te digo um lugar para comprar uma pelo mesmo preço só que sob medida e imcomparávelmente melhor.

- A Osklen e a Reserva também são marcas interessantes. A Osklen tem umas peças que são bem legais. Minimalistas, com drapeado, proporções criativas e tecidos inovadores. Realmente é uma das poucas com uma identidade e conceito bem definido. Se usasse roupas deste estilo, com certeza compraria lá. A Reserva também tem algumas coisas escondidas no meio das polos com pássaros gigantes. Nunca comprei nada das duas, mas escuto falar muito bem, inclusive em comentários aqui no blog.


3. E você conhece alguma que venda raw denim de qualidade?

De qualidade eu desconheço. Se você for tamanho 40/42, eu estou com dois jeans (um azul e um preto) da A.P.C. tamanho 31 por R$ 220. Estão novinhos e posso te passar as medidas se você quiser. Aqui uma foto do rapaz do Street Etiquette com o modelo azul (um pouco mais gasto).


5 comentários:

  1. Muito obrigado pelo post.

    Eu moro em Florianópolis, SC. Aqui as opções são bastante limitadas. Quando eu quero algo além do básico eu geralmente compro na Zara.
    Mas eu nunca gostei da qualidade das peças deles, então sempre tive essa curiosidade de saber se existem lojas nacionais com peças interessantes de qualidade.
    Algumas das lojas que você mencionou eu não conhecia. Vou dar uma passada nelas pra ver se encontro alguma coisa legal.

    O único item específico que eu tinha interesse em encontrar por aqui era raw denim de qualidade. Existem várias marcas lá fora para todos os bolsos, mas aqui eu nunca consegui encontrar algo no mesmo padrão.

    Obrigado pela oferta das calças, mas eu acho que vou arriscar comprar online. Como que fica a questão dos impostos? Sempre é taxado ou tem chance de não ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma marca do sul que se chama Samo (http://usesamo.com), mas é de Porto Alegre. Ela parece legal.

      Acho que o raw denim mais em conta que você vai achar lá fora são os da Unbranded. Vende na Urban Outfitters, que entrega no Brasil:

      http://www.urbanoutfitters.com/urban/catalog/category.jsp?id=BRANDS&brand=unbranded

      Outras marcas legais são a A.P.C (que eu linkei para você ver). 3Sixteen, Imogene & Willie e Baldwin Denim. Todos na faixa de $ 200.

      Imperial, Sugar Cane e Iron Heart são marcas Japonesas mais caras, para quem é fissurado mesmo.

      Se for comprar, dê uma boa olhada nas medidas e pesquise sobre os tamanhos porque as vezes é recomendado comprar um tamanho maior ou menor do que o normal.

      Aqui no Brasil eu já vi Raw Denim (jeans bruto) na Cavalera, mas não era selvedge (aquela tirinha que aparece quando o pessoal enrola a boca da calça: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQgdcvoWz8GBrsI9LWxgwPAK1pppQDlC5p4oFxn3rfmD8Ef5tc0

      O imposto está cada vez mais garantido. Você paga 60% sobre o valor dos bens constante da fatura comercial, acrescido dos custos de transporte (frete). Além disso também cobram o ICMS, que varia de acordo com cada estado. Se for de pessoa física para pessoa física você não paga nada que for abaixo de 50 dólares, mas de loja para pessoa física esse limite não se aplica.

      Se vier por Fedex ou qualquer outro serviço de Courrier é GARANTIDO que você vai pagar imposto. A transportadora paga tudo antecipadamente para liberar a mercadoria rapidinho. Mas eles te cobram o imposto no momento da entrega.

      Se vier por serviço postal comum, vai depender da sua sorte na amostragem. Tem gente que da sorte e nao paga nada. Mas pagando ou não, depois que chega no Brasil ainda fica uns 15 dias em trânsito nos Correios antes de chegar para você.

      O que eu faço é entrear em contato com as lojas antecipadamente. Eu explico para eles que eu pagarei 100% de imposto em cima do valor do invoice, e pergunto se existe a possibilidade de eles sub faturarem o produto. (ai eu pago menos imposto...errado, eu sei). Lojas grandes, como a Asos e Urban Outfitters não vão fazer isso, mas lojas menores estão dispostas a conversar.

      Excluir
    2. Me esqueci da Naked & Famous

      Quando a APC, o New Standard é uma calça de corte reto. O Petit Standard tem o gavião um pouco mais baixo, e um corte afunilado. O New Cure é o corte mais apertado, reto mais justo.

      A Unbranded também tem três modelos neste molde (Straight, Tapered e Skinny respectivamente).


      Excluir
    3. Valeu pelas dicas. Vou dar uma pesquisada nesses modelos antes de decidir se vou importar mesmo. Mas ter que pagar 77% em impostos é bastante desanimador.

      Excluir
    4. Sim, bastante. Quase nunca vale a pena.

      Fica de olho nas férias dos amigos e da próxima vez que alguém for viajar para fora pege para entregar suas compras no hotel deles.

      Excluir

Blogging tips