Respondendo: Lojas em NY

6 de dezembro de 2012

Lifestyle: Em NY fotografado ao fotografar um bebê correndo atrás de uma bola de sabão gigante
Um Anônimo comentou pedindo recomendações de lojas em NY. É difícil recomendar sem saber o que a pessoa está procurando e qual a faixa de $$$. Resolvi fazer um mapa com várias lojas que já fui e recomendo por diversos motivos. Algumas pelas compras, outras pelo ambiente experiência da visita. Algumas estão fora da realidade do bolso de qualquer pessoa que não tenha um estilo de vida ridiculamente luxuoso (ou que passe fome), mas coisa legal é coisa legal.

As mais baratas, básicas e ao mesmo tempo diversificadas são: Uniqlo, J.Crew e Club Monaco. Estão em mais de uma localização, mas marquei apenas a que eu prefiro. A J.Crew tem duas loja só de homem, e uma terceira voltada para a linha de ternos/camisas/gravatas. A Club Monaco da Broadway tem uma parte subterrânea que é toda masculina, e a Uniqlo do Soho fica mais vazia do que a na 5a Avenida. Nesta categoria também estão a GAP e a Banana Republic. A GAP é boa para peças simples, mas eu tenho problema com o corte das roupas. Na mesma categoria também está a Banana Republic, mas eu não perderia meu tempo indo lá.

As lojas de departamento mais interessantes são a Bergdorf Goodman, Barney's e a Bloomingdale's. As três tem uma seleção bem legal que mistura estilistas do mundo inteiro, da moda ao mais tradicional. O preço é bem caro.


Não recomendo a Zara e a H&M. Eu costumava aproveitar o preço das duas para comprar camisas sociais, já que o corte é legal. Hoje em dia já acho que essas lojas (a parte masculina) são para mongolóides. Pode valer a pena no shopping de Belo Horizonte - como o menor dos males -  mas não faz sentido ir a NY para comprar lá. Na mesma faixa de preço está a Uniqlo, que oferece uma experiência bem mais agradável do que os empilhados de roupas e avalanche de mulheres desesperadas  que sempre encontro nas outras duas.

Duas lojas que tenho certeza que são para mongolóides: Hollister e Abercrombie & Fitch. A muito tempo atrás a Abercrombie foi a melhor loja dos EUA para se comprar "outdoor gear". Em 1988 foi comprada e virou uma aberração. Pior do que ela é a Hollister, a subsiduária que é uma versão para quem não tem $$$ para comprar na Abercrombie. É a pior experiência de varejo que alguém pode ter. Uma loja escura, com uma fila de clientes bizarros e um fedor incrível.

A lista completa com algumas descrições segue logo abaixo. Tem muitas lojas e butiques pequenas na região Soho/Noho/Nolita e vale a pena percorrer as ruelas desta área. Eu não coloquei no mapa, mas tem uma loja da Dr. Martens lá, por exemplo. Não entendo muito desta parte, mas a Supreme, Alife Rivington Club, Atrium e a Nike na Mercer St. são as melhores opções que vi para quem gosta de streetwear/sneakerhead. Também recomendo uma voltinha pela região East Village caso você goste de vasculhar brechós (eu coloquei duas lojas vintage no mapa, a Ina Men e a Extra)

Anônimo, caso você queira alguma informação específica é só deixar um comentário!



View Larger Map

Para ver a lista completa do mapa é só clicar abaixo

- Uniqlo
- J.Crew Men's (Liquor store): A primeira loja da J.Crew só para homens. Dentro de um antigo bar.
- J. Crew Ludlow Suit Shop (4 Tomas St.): Toda a linha de ternos da J.Crew, camisas e gravatas. Bom preço e corte moderno.
- Club Monaco: Roupas que dão vontade de comprar. Acho que a loja no FlatIron/Broadway tem a maior seção masculina.
- Allen Edmonds: Sapatos tradicionais Americanos.
- Crocket & Jones: Sapatos tradicionais Ingleses.
- Alden: Mehor marca de sapatos dos EUA. Harrison Ford usou as botas "Indy" no filme Indiana Jones.
- Leffot: "A" loja de sapatos em NY. Várias marcas mas difícil comprar alguma coisa, mas bonitos de ver e pegar, e o pessoal da loja ajuda bastante. Ótimo para entender o que é um sapato de qualidade.
- Barbour: Jaquetas, casacos. Tem o selo oficial da coroa Inglesa.
Schott NYC: Jaquetas de couro. Foi quem criou o modelo Perfecto.
- Self Edge: Se você leva jeans a sério
- Blue in Green: Jeans japoneses e outros produtos inspirados em Americana (jaquetas Harrington, etc)
REI: Se você tem algum hobbie ao ar livre (bicicleta, escalar, acampar), essa é a sua loja.
- Levi's Store (no Meatpacking) - A melhor loja da Levi's em NY. Protudos da Levi's Vintage Clothing
Levi's Made & Crafter e Red Tab.
- Dave's Army Navy - Workwear, vende Timberland, Carhartt, Woolrich
- Hickoree's Hard Goods: Segundo andar no Brooklyn. Sede da The Hill-Side e outros produtos muito legais. Da uma olhada no site deles.

RRL: Linha mais vintage da Ralph Lauren. Excelentes jeans, jaquetas jeans e coisas com retalhos.
Ralph Lauren Mansion - A mansão Ralph Lauren com todas as linhas (Purple Label, RRL, etc). Vale a pena visitar.
- Barney's, Bergdorf Goodman e Bloomindale's:  Multimarcas legais. Lojas de departamento imensa. Ficam mais em cima, perto do Central Park.

Brooks Brothers (na Madison): A marca de roupas masculinas mais velha dos EUA. Criou o estilo Americano. Essa loja é onde Ralph Lauren trabalhava antes de virar Ralph Lauren.

Paul Stuart: Alfaiataria americana, assim como a Brooks. Porém com uma influência européia. É o clássico com um twist.
Paul smith: Assim como a Paul Stuart, clássico com um twist. Só que essa é Britânica.
J. Press: Outra marca histórica. Criou o estilo "Ivy"/"Preppy", e até hoje mantém os mesmos cortes e produtos. Super tradicional.
Black Fleece - Brooks Brothers - A linha moderna da Brooks Brothers, feita por Thom Browne.
Brioni: Alfaitaria Italiana sem rivais.
Brunello Cucinelli: O melhor que o dinheiro pode comprar.
- Gant Rugger: A camisa "hugger" tem o melhor corte de todos. Fica do lado do Café Gitane,
- Saturdays: Surfwear, hype, um coffe bar e um pátio atrás.
- Nepenthes NY - Vende Engeneered Garments
- C'H'C'M': Uma das melhores lojas de NY. Seleção de produtos praticamente únicos nos EUA.
- 4 by 45 RPM: Jeans japoneses, proporçòes diferentes, e muito mais
- Epaulet: A loja é nova. Vende camisas, calças, ternos. Bem legal e a modelagem é excelente.
- A.P.C.: Minimalismo francês. Famosa pelas calças jeans.
- Moscot: Marca de óculos
Maison Martin Margiela: Loja toda branca. Atendentes usam jaleco. Legal pela posição anti-marca que ela tem. (o que torna a colaboração com H&M uma aberração ainda maior)
- Thom Browne: Talvez seja o estilista de roupas masculinas mais importante dessa geração.
Comme des Garçons: A marca é conceito e a loja também.
Barneys NY: Loja de departamento de luxo. Quanto mais alto o andar, mais caro.
Bergdorf Goodman: Loja de departamento de luxo. Quanto mais alto o andar, mais caro.
- Atrium: Multimarca Streetwear.
OAK NYC: Multimarca, mais "fashion". Rick Owens, Comme des Garçons, Ksubi.
Scoop NYC: Outra multimarca.
Odin: Multimarca, a melhor entre a Scoop e a Oak. Seleção muito bacana, Junya Watanabe, Todd Snyder, Mark McNairy, Our Legacy, White Mounteneering. Uma moda mais masculina.
- Opening Ceremony: Também multimarca. Muito legal mesmo. Se tiver que escolher vá nela e na Odin. Novos estilistas, estilistas estabelecidos, colaborações, excelente seleção.
- Brooklyn Circus: Fica no Brooklyn, loja bem legal. "Black Ivy"
- Supreme: Se você gosta de Streetwear, a maior marca de streetwear.
- Alife Rivington Club: Um monte de tênis. Sneakers para todo lado
- Nike (Mercer St.): É nessa loja que ficam todas as coisas legais da Nike. Os modelos doidos de tênis e as colaborações. A outra loja de NY só tem produtos de corrida.
Ina Men: Brechó de luxo. Exemplo: Hermés por $1000 ao invés de $3000.
Extra: Vintage, brechó
- Century 21: Essa loja é para doidos. Eu fui de acompanhante, mas acabei achando umas coisas MUITO baratas. Acho que é lá que o que sobra nas lojas vai parar. Difícil achar alguma coisa...mas se tiver paciência. Eu comprei umas armações de madeira para guardar sapatos por $12 ao invés de $40.

6 comentários:

  1. Gostei da tua lista. Tem outras 3 das quais eu gosto bastante, todas elas com boa ou suprema curadoria onde conceitual, contemporâneo e portabilidade se unem. São todas caras mas pra quem se interessa por moda, vale uma visita pra ver de perto e tocar naquilo que de melhor é feito no mundo.
    *If NY (94 Grand St.) é a multimarca conceitual em funcionamento mais 'antiga' da cidade que consegue a proeza de oferecer uma seleção de Margiela melhor do que a das lojas próprias da grife. É tb, até onde sei, a única que vende peças de Ivan Grundahl;
    *Patron of the New (151 Franklin St.)é, apesar do nome pernóstico, o único lugar da cidade, e possivelmente das Américas, onde a gente encontra os incríveis jeans do Nicolas Andreas Taralis, o designer que deveria ter assumido a Dior Homme qdo Hedi Slimane saiu fora;
    *Atelier New York (304 Hudson St.) é 'o' território a ser desbravado por quem vê roupa como estilo de vida e, sou obrigado a dizer, arte. Escura, com pinta de galeria (peças-chaves são expostas nas paredes com proteção de vidro) e com mais ou menos uma dezena de araras onde o preto, cinza e tons terrosos dão o tom, não tem nada de gótica apesar de ser capaz de vestir luxuosamente um homem que esteja pensando em fazer um statement numa missa negra. A seleção é restrita e cirúrgica (de jaquetas de couro de bisão do cultuado, e caríssimo, estilista Carol Christian Poell a outras marcas chiques/interessantes de doer como Julius/m.a+/Shaun Leane/Ann D.) e tem como leitmotif a forja de um estilo de vida onde estética e funcionalidade conseguem caminhar juntas. É um templo da alta moda mas que vale a pena visitar mesmo sem comprar. O staff é muito legal e o dono, Jo Jo, adora bater papo, assim como o Sweetu da C'H'C'M', com quem se interessa por tudo aquilo que a loja dele significa. O prestígio é tão grande que até Dior Homme faz calças exclusivas pra loja. Enfim, é uma experiência de consumo/aspiração/inspiração única. Fica do lado do Rick Owens, outro spot que eu adoro. A parede de fumaça é absurda.
    Me desculpem por entrar de bicão nas dicas de vcs mas achei que devia mencionar esses lugares.
    Boa viagem, nos esbarramos por lá em janeiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Augustuzs Neto muito obrigado! Essas lojas mais "gothninjas" não vende produtos que eu consigo usar (tirando alguma jaqueta de couro mais "careta" da Julius), por isso não conheço muito. Mesmo assim vale a pena visitar para ver a criatividade de modelagem e materiais. Faço isso muito por foto mas foram raras as vezes que tive a chance de ver em pessoa.

      O seu input deixou a lista mais heterogênea e completa! Pela sua descrição eu com certeza vou visitar a Atelier NY.

      Excluir
  2. Poxa, muuito obrigado mesmo, fiquei super contente em ver que você fez esse post depois do meu pedido!
    Vou partir amanhã e levarei comigo essa lista debaixo do braço haha.
    E obrigado também ao Augustuzs por compartilhar mais essas diquinhas! :)
    Vou amanhã e volto dia 9, depois conto o que achei, e se fizer algum outro achado, eu compartilho com vocês.
    Boas festas e novamente, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, aproveite a viagem. Eu que agradeço você por ter participado.

      Com certeza vai ter vários achados. Viajar é assim, cada um faz as suas memórias e cada cantinho esconde uma novidade. Boas festas!

      Excluir
  3. Você poderia bolar uma lista dessas para lojas presentes em solo nacional? Eu não tenho condições de ir pra NY pra comprar roupas e não gosto de comprar online, mas ainda assim gostaria de vestir peças de qualidade.

    Já vi você comentando sobre a Richards, mas tem outras lojas brasileiras onde você compra roupas? E você conhece alguma que venda raw denim de qualidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz a lista dessa forma porque comentaram pedindo especificamente sobre NY.

      Vou responder as suas três perguntas em um post essa semana.

      Excluir

Blogging tips