Harris Tweed na Topman

3 de novembro de 2012



A Top Man da Inglaterra lançou uma linha de jaquetas e casacos feitos com Harris Tweed. O marrom é a cor predominante. O tweed é um tecido grosseiro e áspero feito com fios de lã. O Harris Tweed, de acordo com um ato parlamentar britânico de 1993, deve ser feito com pura lã virgem e tramado à mão nas casas dos tecelões das Ilhas Hébridas Exteriores da Escócia. Foi lá que ele surgiu, mais ou menos em 1830, e até hoje, todo o processo de produção, incluindo o tingimento, deve acontecer  neste arquipélago escocês.


Neste outono (hemisfério norte) todas lojas estão com tweed nas vitrines. Os varejistas de moda masculina conceituados combinam o excelente material com excelente manufatura e estilo. Outras, como a Zara e a H&M, utilizam-se de uma combinação de poliéster e acrílico, o famoso lixo. 

Está vendo os números no lado direito? Eles correspondem ao tecelão que teceu o tweed. 

O que eu achei realmente interessante é que algumas, como a Topman, tem utilizado suas escalas de produção para oferecer materiais de primeira qualidade, ou de tradição local, ao grande público. Parte de manter um produto ou uma tradição viva é não deixá-la ser esquecida. Tornar o Harrys Tweed disponível é uma das chaves para a sua sobrevivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogging tips