O terno de Cary Grant em His Girl Friday

2 de outubro de 2012

cary grant jejum de amor his girl friday

Sempre que eu vejo um filme em preto e branco fico imaginando qual as cores das coisas. No filme "His Girl Friday" (Jejum de Amor), que é uma de minhas comédias favoritas, sempre me perguntei de que cor era o terno de Cary Grant. 

O filme é uma "screwball comedy", gênero de comédia muito popular no final dos anos trinta e no começo dos anos quarenta. Esses fimes tem uma trama envolvendo namoro ou casamento, e apresentavam um tipo de personagem raro no cinema até então: o de uma mulher com vontade própria e autônoma. Os dialogos costumam ser muito rápidos e cheios de réplicas. His Girl Friday é um filme de uma hora e meia, mas se bobear tem dialogo para um longa de três horas.

cary grant jejum de amor his girl friday
Uma das coisas que me chama atenção é que por mais que por mais que Cary Grant gesticulasse, os ombros do paletó do personagem ficavam sempre no lugar.
cary grant jejum de amor his girl friday
O mesmo pode ser dito do prefeito da cidade, também com um jaquetão 6x2.
cary grant jejum de amor his girl friday
Cary Grant tinha uma cabeça grande e ombros pequenos. Os seus ternos corrigiam esse "defeito", deixando tudo perfeitamente proporcional: o enchimento nas ombreiras é balanceado pelas lapelas largas picotadas. Ambos alargam a figura de Cary Grant, deixando-o com ombros largos e imponentes. 
cary grant jejum de amor his girl friday
Os ternos da época tinham a parte de cima bem justa e calças bem espaçosas, geralmente com uma ou duas pregas na cintura. Mesmo assim, seguiam perfeitamente a linha do corpo. 
cary grant jejum de amor his girl friday
Outra coisa que notei é que os bolsos laterais do terno não tem abas. O abotoamento duplo acentua a região da barriga. Abas no bolso só iam deixar a cintura ainda mais destacada. Os bolsos sem aba não roubam o foco do ombro, e o cravo na lapela serve como mais um ponto focal na parte superior do tronco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogging tips