Camuflagem de Paraquedista

25 de outubro de 2012

camisa de botão camuflada

Eu tenho essa camisa que tem camuflagem de padronagem bem distinta, com um efeito de pincel. Sempre tive curiosidade de saber se havia alguma história por trás do desenho. Hoje me deparei com a resposta dentro do livro Vintage Menswear, no meio do capítulo sobre roupas militares:

jaqueta camuflada de paraquedista do exército britânico segunda guerra mundial
British Army Paratrooper's Denison Smock - 1940
O sucesso da estratégia Alemã na ocupação da França em 1940 levou Winston Churcill a ordernar a formação de um batalhão com 5,000 paraquedistas. Os designers dos trajes de guerra começaram imediatamente a bolar em um traje especial para a tarefa. Até então, o desenho era baseado no original na jaqueta Knockensack, ou "saco de osso" usada pelas tropas Alemãs - semelhantes a um macacão com calças na altura da coxa. Porém, os macacões costumavam ser removidos e abandonados na aterrisagem e por isso foram substituidos pela jaqueta Denison, em 1942. Mais confortável, mais funcional, fácil tirar por sobre a cabeça, folgada e feita de uma sarja pesada, tornando-a resistente ao vendo mas não quente demais. Os oficiais de alta patente, como o General Montgomery, costumavam ter suas Denison feitas sobe medida e de gabardine. 

jaqueta camuflada de paraquedista do exército britânico segunda guerra mundial
Detalhe do fecho de zipper, só até a medade da frente
A jaqueta era vestida por cima dos equipamentos militares e tinha quatro bolsos externos fechados por botões de pressão bem pesados (os bolsos de baixo eram tipicamente usados para guardar granadas que podiam ser arremessadas durante o salto), dois bolsos internos, um fecho de zipper até o peito, e um flap na virilha para deixar a jaqueta bem próxima do corpo e evitar que ela inflasse durante a queda.

jaqueta camuflada de paraquedista do exército britânico segunda guerra mundial
O punho foi customizado, incrementado com uma ribana de lã feita com uma meia militar. A prática era comum entre os soldados para deixar a jaqueta mais quente e mais a prova de vento.
A camuflagem era pintada a mão e impressa com tela utilizando uma estampa de pinceladas largas bem distintas, consideradas ideais para os terrenos da Itália e da Africa. A estampa era feita usando tinturas "non-colourfast", que se desgasta com o uso. A idéia era que com o tempo a jaqueta passaria a ter a aparência de um casaco de trabalho civil, ajudando o soldado a escapar da captura caso ficase preso atrás de linhas inimigas.  Uma versão mais ajustada ao corpo foi introduzida em 1959, mas variações da Denison foram fabricadas até meados dos anos 70.

jaqueta camuflada de paraquedista do exército indiano 1940
Indian Army Paratrooper's Smock - 1940
A jaqueta Denison foi copiada por exércitos do mundo, cada um fazendo suas pequenas alterações. A foto acima mostra a jaqueta de salto da divisão paraquedista do exército indiano. Ela tem botões de casa ao invés dos botões de pressão da jaqueta inglesa. Tem o fecho de zipper completo, punho de ribana feito de lã tricotada e dois bolsos internos. O exército indiano também fez algumas mudanças para adapta-la ao ambiente local - a versão da Denison deles não tem forro e a camuflagem de pincel é mais exagerada, com uma folhagem com efeito marrom avermelhado.

jaqueta camuflada de paraquedista do exército indiano 1940
Detalhe do fecho que passava por entre as pernas e se prendia na virilha, para selar a jaqueta durante o salto de paraquedas
Fotos retiradas do livro Vintage Menswear - A collection from the Vintage Showroom, por Sims, Luckett & Gunn

3 comentários:

  1. Engraçado que, vendo essa padronagem pincelada, eu imaginava que fosse algo estilizado. Não dá desconfiar que é uma camuflagem prática e que foi usada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Ela é um pouco mais escura mas o flash deu aquela iluminada. Esse livro é muito legal. O primeiro livro de imagens que compro, valeu muito a pena. Uma outra camuflagem bem legal é uma tigrada com preto. Acho que é do Vietnã.

      Excluir
    2. Uma que curto bastante é a camuflagem belga. Também gosto da alemã, quando é puxada pro alaranjado. Parece até a "pintura" do leopardo.

      Excluir

Blogging tips