Blazer de Linho

24 de outubro de 2012

detalhe do ombro desestruturado de um blazer de linho
Ombros macios, naturais sem enchimento - A cor da foto ficou muito cinza
Essa semana está fazendo calor em Belo Horizonte. Apenas uma prévia do que está por vir. A coleção SS 13 Gant Rugger é legal, mas a última coisa que quero fazer em um bafão desses é pensar  em roupas, quanto mais colocar uma jaqueta. É por isso que, se eu tiver que usar um blazer, eu prefiro que ele seja de linho. 

O linho é um dos tecidos mais antigos do mundo. No livro de Moisés a perda de uma colheita é uma praga. Todos os figurões do Antigo Testamento se vestiam com túnicas de "linho fino retorcido". Na terra de nossos colonizadores, arqueologistas encontraram farrapos de linho de 2500 A.C. O tecido feito das fibras da planta do linho tem seu valor na capacidade de manter as pessoas confortáveis e frescas em temperaturas elevadas. Hoje, o linho é produzido em vários países, mas de acordo com este vídeo, o melhor linho ainda é cultivado e feito na Europa.


A trama do linho é frouxa. O tecido fica mais suave a cada lavagem, só que ele não é muito elástico, o que significa rugas. Eu gosto delas, como o tecido é para épocas quentes, elas ajudam a dar uma aparência indiferente, conferindo um ar descontraído e relaxado, próprio para uma época do ano em que é difícil não querer sair por aí de bermuda e chinelo. 


Eu peguei uma mega promoção e comprei esse blazer de linho na Uniqlo por um preço inacreditável. O corte é macio, de ombros naturais, bolsos sem aba e proporções bem moderadas. Ombros sem enchimento em blazers casuais eliminam a rigidez, mas o essencial mesmo em um blazer deste tipo é a ausência de revestimento. Vejo muitas lojas que vendem modelos com forro completo e acho uma bobagem. A camada de poliéster vai fechar toda a ventilação. Quanto menos coisa atrapalhando, melhor. 

blazer de linho sem forro
Na verdade este tem forro nas costas, para ajudar na hora de vestir.
Para quem não tem uma opção destas para o verão, o ideal seria começar com um azul  escuro. O linho e a desestruturação deixam o blazer descontraído o suficiente para usar até mesmo com uma camiseta, e o azul o tornaria alinhado o suficiente para escapulir a noite em ambientes mais formais. Tentei fazer algo diferente dessa vez e colocar algumas opções nacionais. Porém, não recomendaria a maioria que achei. Literalmente uma porcaria:

- A Colcci tem essa opção bem cagada. A parte externa é de linho e viscose, o que para mim já estraga ele. Ele é forrado com poliéster, ou seja, você provavelmente vai assar lá dentro. Os bolsos não me agradaram, são os tipos mais formais que um paletó pode ter, formais demais para um blazer casual com corte perigosamente curto. Blazer Colcci


- A VR tem uma opção de blazer desestruturado feita de algodão. Porém, novamente ele é forrado de poliéster. Essa resistência que as marcas tem de fazer blazers sem forro provavelmente é para esconder o péssimo acabamento interno. Blazer VR.


- Outra opção da Colcci, o mesmo modelo só que azul. Novamente os mesmos problemas, e para completar reparei que eles colocaram alguma espécie de coisinha de metal do lado do bolso. Provavelmente o logo da marca. Totalmente deselegante. Blazer Colcci Azul

- Essa opção da Richards é mais interessante. O blazer é de linho, com apenas o meio forro. Os botões também são bem bonitos e ele tem abertura dupla na parte de trás, o que ajuda na mobilidade e possibilida um corte mais justo. Porém o corte da Richards costuma ser bem espaçoso. Se tiver que escolher, iria com o Blazer Richards e o levaria a um alfaiate para alguns ajustes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogging tips