Napoles e Alfaiataria

10 de agosto de 2012


O'MAST from Kid Dandy on Vimeo.

Me encantei com a Itália depois do casamento de minha prima e do melhor ano novo que já passei. Essa vinheta fez o meu coração ficar com vontade de voltar para lá o mais rápido possível. Independente do seu estilo ou profissão, há algo a ser aprendido com esse pequeno documentário. Se há um povo no mundo que tem uma paixão pela alfaiataria e elegância, são os Napolitanos (Napolenses?).

Minhas frases favoritas deste vídeo, que mostram um ofício raro no Brasil e que refletem uma mentalidade rara por aqui, onde a clientela em geral é preocupada apenas com logomarcas e símbolos gigantes nas camisas e está acostumada com péssimo atendimento:


"We don't like to see the inside, the name of who made it, the brand, the fabric. Who cares anyway? The individual has to be himself, he has to dress for his own sake." (Nós não gostamos de ver o interior, o nome de quem fez, a marca, o tecido. Quem se importa? O indivíduo tem que ser ele mesmo, ele tem que se vestir para o seu próprio bem."


"I am proud of having three generatios of clients, the grandfather, the son and the grandson now. It's a great satisfaction for a tailor." (Tenho orgulho de ter três gerações de clientes. O avô, o filho, e agora o neto. É uma grande satisfação para um alfaiate.)

"It's a way of tailoring that takes care of the person, who can be more or less good looking, more or less wealthy, more or less charming, and who adapts the suit to the personality of the one who wears it." (É uma forma de alfaiataria que cuida das pessoas, que podem ser mais ou menos bonitas, mais ou menos ricas, mais ou menos charmosas, e que se adapta à personalidade de quem a veste.)





e a mais importante...

"There is no craft that you can make without passion." (Não há arte que você possa fazer sem paixão)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogging tips