Meermin - Sapato Monk Duplo

15 de agosto de 2012


No Brasil nós não estamos acostumados a ser bem atentido e a receber por aquilo que pagamos. Nos últimos anos, a indústria do vestuário sucumbiu ao conceito de moda “descartável”. Varejistas giram seu estoque com cópias rápidas e as meninas correm pelo shopping para ver qual loja está cobrando menos pela peça do momento.  Em questão de semanas, tudo vai para o fundo do armário ou para o lixo; porque a qualidade é ruim ou porque tendência passou (ou pior, se “orkutizou”). Para os homens é pior ainda, já que nem opções temos. É difícil até encontrar os básicos essênciais, quanto mais as novidades.

Tudo o que é copiado chega aqui como casca vazia do produto original, deixando de lado o que o torna especial. Optar por marcas renomadas pode ser pior ainda, pois muitas não são mais o que eram. Quem não sabe o que está comprando e é atentido por um vendedor pilantra vai acabar levando uma manta maior ainda.  É comum ouvir “material de primeira e acabamento de qualidade”, mas é extremamente raro encontrar um produto que faça jus a expressão. Felizmente o pessoal do lado direito do Tratado de Tordesilhas resolveu apresentar uma solução e a Meermin logo ganhou o devido reconhecimento.

José e Sandro Albaladejo fazem parte de uma tradicional família fabricante de sapatos. Eles observaram que havia demanda por calçados de qualidade, mas infelizmente eles só eram vendidos a preços muito restritivos. A Meermin nasceu para mudar isso. É uma marca espanhola que busca encontrar uma maneira de fazer sapatos de alta qualidade por um preço mais acessível, oferecendo o maior valor possível para o cliente. A Meermin vem causando um burburinho no mercado com as suas duas linhas, a normal, que já é excelente, e a Maestro, que utiliza matérias primas ainda melhores e técnicas de fabricação superiores. 

Foi aí que eu decidi que iria começar a economizar para conferir o produto de perto. Para mim esse modelo de sapato são os mais bonitos e elegantes que um homem pode ter. O problema é que não são facilmente encontrados. Acabam restritos à marcas de luxo e por isso sua faixa de preço fica muito longe do que eu estou disposto a pagar. 

A Meermin ainda não tem uma loja online e por isso tive que fazer as coisas da "moda antiga". Entrei em contato com eles para fazer o meu pedido e fui logo respondido pelo próprio José  “Pepe” e depois atendido pelo Sandro. Tenho que admitir que fiquei feliz por eles não terem uma loja virtual. Foi muito bom encomendar um produto de duas pessoas dispostas a te ajudar. Eles me ajudaram com as medidas e tamanhos, se você quiser comprar eu recomendo que aproveite e faça todas as perguntas que tiver e tire todas as suas dúvidas. Foi um atentimento personalizado por duas pessoas que realmente sabem do que estão falando e estão comprometidas com a experiência que o cliente terá com o produto. 

Eles chegaram a poucos dias e usei só algumas vezes, mas fiquei surpreso com o quão confortáveis eles eram logo da primeira vez que calcei. O sapato é bem feito em todos os sentidos. Ele é feito seguindo o método “goodyear”, possibilitando a fácil troca da sola caso ela se desgaste e com o preenchimento extra entre a sola interna e externa que proporciona mais suporte e conforto. Ele não tem uma sola de borracha dupla, no estilo dainite. É possível ver os pregos reforçando a junção do salto e eu particularmente gostei deste detalhe. 

A forma é bonita, nem muito redonda e nem muito pontuda. Eu diria que o sapato está no espectro mais largo. O design das fivelas é muito bonito e gostei bastante da disposição das tiras em relação ao cabedal. As fivelas em si são bem consistentes, nada de metais que mais parecem o fechinho de uma latinha. O forro e a sola interna são de couro, macio e bastante confortável.

A família Albaladejo é bastante tradicional no mundo dos sapatos. Provavelmente por isso eles tem ótimas conexões com os melhores fornecedores e conseguem preços melhores nas suas compras de grande porte. No fim das contas, é provavelmente o melhor sapato na sua faixa de preço, e fica emparelhada com vários sapateiros que cobram o dobro. Mais importante, mostram que ainda existe espaço na moda para produtos que oferecem qualidade exorbitante à preços medianos, e não vice-versa. Abaixo algumas fotos dos detalhes:









Importante lembrar: Como estamos fora da zona do Euro, temos um desconto de 18% referentes ao imposto VAT. Eles enviam por Fedex, basta explicar e eles podem te ajudar a ter menos problemas na alfândega, assim como me ajudaram. Quem for para Madrid e estiver em busca de sapatos com certeza deve visitar a loja deles. Como não faz mal olhar, também vale a pena dar um pulinho no site ou no Tumblr da Meermin para admirar o bom gosto da marca.

18 comentários:

  1. Estou vendo que vc gosta de sapatos. Eu tb sou um apaixonado por calçado, tanto que até comecei a minha própria marca.
    Veja por favor http://ramalhonishoes.com , aqui tenho a minha colecção por estação e tb a minha colecção de sapatos feitos por medida.

    Tb acho que no Brasil uma oferta honesta de sapatos de boa qualidade a preços aceitáveis é muito escassa, estou tentando entrar com a minha marca aí, mas não esta sendo fácil.

    Vc tem alguma ideia de umas lojas legais onde eu possa vender. Rio, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre?

    um abraço

    Miguel Ramalhao

    ResponderExcluir
  2. Ramalhoni, gostei muito dos seus sapatos. São muito bonitos e pela descrição também muito bem feitos. Você é brasileiro? Vou te mandar um e-mail para ver como posso te ajudar.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Lucas.

    Realmente esse Double Monk Strap é fantástico.

    Só uma pergunta: em que idioma você falou com eles? Espanhol mesmo?

    Abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diogo. Obrigado por visitar o blog e me lembrar que preciso voltar a escrever.

      Eu conversei com ele em inglês, tenho mais confiança do que no espanhol. Consegui conversar direitinho.

      Vale avisar, o sapato demora um tempinho para chegar porque a estrutura do e-commerce deles é bem amadora, demora um pouco para enviar.

      Aqui no Brasil a Craft Shoe Factory, de São Paulo, tem um modelo de Double Monk. Não sei se está na loja online deles, mas acredito que você deve poder entrar em contato para comprar. Ele é mais "elegante", com a sola bem fininha.

      Excluir
  4. Lucas,

    Como você fez para "escapar" da alfandega?? Estou interessando em um modelo deles, mas estou com medo de ficar agarrado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles enviam por FedEx então é impossível de escapar da alfândega. A FedEx paga as taxas antecipadamente e te cobram no momento da entrega. Fazem isso para garantir que o produto não fique agarrado. O que eu fiz foi pedir a eles que declarassem um valor menor para que os impostos fossem menores.

      Outra opção que você tem é entrar em contato com a The Craft Shoes Factory aqui no Brasil (http://www.thecraftshoesfactory.com). Acho que eles tem esse modelo de sapato, mas não está no site.

      Excluir
    2. Obrigado pela dica Lucas! Como você sou apaixonado por sapatos. Quando estiver no rio não deixe ir em uma loja chamada Swains. Eles fazem sapatos a mão (não sob medida) e arrisco dizer que ficam no top 3 de qualidade no Brasil. Construção solida,solado duplo em couro, forração em couro de ovelha. Algo difícil de ver por aqui. Fica no barra Shopping do lado richards. O site deles e muito ruim...não vale a pena perder tempo. Depois me diz sua opinião. Te mando umas fotos sobre os modelos que tenho. Outro interessante e a Sapataria Cometa em SP. Eles tem um site legal a linha guido deles tem uma qualidade muito boa. Vale a pena ver. Parabéns pelo site!

      Excluir
    3. Bruno, um prazer. Se você estiver procurando um sapato na faixa de preço da Meermin eu tenho certeza que eles podem te ajudar. Ao mandar um e-mail para eles comente que o Lucas do Brasil indicou os sapatos quer saber se é possível enviar para o Brasil com um "lower invoice for customs".

      Eu não sei explicar direito mas tem algo de engraçado nos sapatos feitos no Brazil. Não que a qualidade seja horrível, mas tem algo de engraçado nos sapatos daqui. É uma pena porque nossa produção é gigante e dava para ter muito sapato bonito a preço acessível.

      Eu nunca tinha escutado falar da Swains. Vou conferir se um dia tiver a oportunidade. Eu já escutei falar da Cometa e realmente os sapatos deles em geral são mais bonitos do que o resto dos sapatos à venda no Brasil, principalmente os da linha Guido. Você sabe me dizer qual o preço do sapato deles e qual o preço da linha Guido Cometa?

      Nossos vizinhos tem umas marcas de sapato bem bonitas. Não sei porque não são vendidas aqui, principalmente com o Peso Argentino sempre desvalorizado em relação ao real. Além do Guido eu já escutei coisas muito boas sobre Calzados Correa (http://www.calzadoscorrea.com.ar/empresa.htm) Lopez Taibo (http://www.lopeztaibo.net/), Rossi y Caruso (http://www.rossicaruso.com/eng/zapatos_hombre.html)

      Excluir
    4. Sinceramente Lucas, não entendo também o motivo de nossas limitações. Tecnologia acredito que nao seja problema. Faltam conforto, as cores dos couros são limitadas e o formato da maioria dos bicos parece o mesmo. Acabei de voltar de NY, lá encontrei vários modelos interessantes. Confesso que até me interessei em investir no ramo, mas faltam profissionais no ramo. A cometa guido esta na faixa de r$600,00 e do Swains também.

      Valeu a dica dos argentinos! Voce tem noção de faixa de preço?
      Nao sei se voce vai gostar do design dos sapatos, mas a pacco faz sapato sob medida e tem a opção do couro de cromo alemão. Eu fiz um loafer sob medida devido a ter o peito do pé mais alto. Nesse ponto vale a pena. O site e www.pacco.com.br.

      Excluir
    5. Detalhe...peca um pouco no design...

      Excluir
    6. Não tenho noção da faixa de preço dos argentinos. Imagino que deve ser em conta quando convertido para R$. Gostei do site da Pacco. Também não conhecia! O cromo alemão é especial? Para mim o cromo era um elemento comum utilizado no curtimento. Os sapatos geralmente usam no cabedal o couro full grain, processado com cromo e tingido a base de anilina e o couro de curtimento vegetal é utilizado nas solas e no forro.

      Também tenho vontade de trabalhar na indústria de vestuário ou calçado no Brasil. Não chego a ser um investidor ainda hahaha, mas vontade de aprender eu tenho. Acho que é mais uma questão de tradição e opção de mercado do que de tecnologia. Não tem muita demanda por sapatos caros e acho que o Brasil exporta muito sapato em uma faixa de qualidade e preço acima da China, mas ainda considerada "baixa e barata". Subir a qualidade significa subir o preço, e aí entraria na concorrência com um outro nível no mercado externo.

      Eu acho que existe um espaço que pode ser preenchido. Um nicho pequeno de clientes. Eu não sei se existe mão de obra e maquinário capazes de fabricar, e nem se seria possível produzir um sapato assim a um custo competitivo. A Meermin, por exemplo, faz o desenho dos sapatos, compra o material de fontes boas, e monta tudo na China. Acho que só a linha Maestro é feita na Europa (Espanha). Eles conseguiram fazer um sapato de U$ 200 que compete em qualidade e estética com sapatos bem mais caros e com isso internacionalizar as vendas. Sapatos iguais aos deles custam mais de R$ 1.000 no Brasil. Quem sabe esta poderia ser uma solução, manter o conceito e a gestão aqui e levar a produção para artesões habilidosos em centros de produção com custo mais baixo. Talvez alguma marca poderia fazer uma "Linha Maestro", investindo no desenvolvimento próprio ou então feita fora do país e realmente com um padrão de qualidade maior.

      Outra forma seria trazer uma marca para cá. Mas não sei como é a capacidade de fornecimento desse pessoal. Podem já estar saturados ou realmente não haver mercado no Brasil. Até hoje nenhuma marca do nível da Alden, Crockett & Jones, Church's, Carmina e até mesmo Trickers e a Allen Edmonds entrou no mercado brasileiro. Nem por iniciativa própria e nem através de algum lojista. Sem mencionar sapateiros como Saint Crispin, John Lobb, Edward Greene, Alfred Sargent, Gaziano & Girling e George Cleverley. Acho que estes quem pode comprar viaja ou paga o tributo que for, mas imagina ter uma loja que nem a Leffot ou a Leather Soul em solo nacional?


      Excluir
    7. Voce tem está correto, mas nesse caso o couro é alemão (box calf) e o tratamento e todo feito lá. Realmente a qualidade e excepcional. Mas como voce sabe nao adianta ter um belo couro se nao houver uma excelente construção. A Church's tem uns modelos em cromo alemão. Na mão deles o resultado e outra coisa.

      Acho que realmente o nicho é pequeno. Mas acredito que essa clientela e fiel. Pois ela sabe o que esta comprando. O problema aí realmente e o custo de produção e preço final. Porque brasileiro gosta de status, basta mandar alguém escolher entre um sapato ferragamo ou um loake. Infelizmente a maioria vai no ferragsmo.

      Mas acredito também que haverá um evolução do nosso mercado conforme o poder aquisitivo aumentar. Da para imaginar que a fila de espera do John Lobb e de 2 amos e meio para fazer um sob medida? E como sabemos e quase o preço de uma Ferrari....rs

      Tem u s caras aqui que lançaram uma marca legal. Eles dizem que querem mudar um pouco mercado, mas nao conheço o produto. So de site. Se chama basko www,basko.com.br. O preço e bem legal, mas nao tenho noção de qualidade.

      Excluir
    8. As coisas são bem relativas com estes termos. Veja bem a frase "100% forrado de couro" usada como marketing. Eu tenho um sapato da Church que gosto muito. Do tornozelo para frente é forrado de linho (um canvas). O tecido tem propriedade de absorção e torna o sapato mais leve e menos quente. Vários sapateiros de alto nível forram os sapatos assim. É uma opção com vantagens e desvantagens em relação ao couro. São excelentes sapatos (o único problema é que a Prada comprou a Church e jogou os preços lá para cima).

      O mesmo vale para "Cromo Alemão". Eu imagino que a frase nasceu como referência ao cortume Freudenberg. Eles inventaram o processo de curtimento com o cromo e fabricavam umas das melhores peles no mercado, mas fecharam em 2002. A diferença do couro da Church para estes outros "cromo alemão" deve ser qual o cortume Alemão é o fornecedor. Existem cortumes ao redor do mundo capazes de produzir couro excelente, mas a qualidade varia até nas regiões mais famosas. Outro exemplo disso é o fato de a Church usar couro corrigido nos sapatos para obter um visual mais lustroso. Geralmente esse tipo de couro é ruim, só porque um couro não é integral não quer dizer que é ruim. Tudo depende da qualidade do curtimento.

      Excluir
    9. O que você falou de status é verdade, mas algumas marcas de luxo tem sapatos muito bem feitos. Os sapatos do Ferragamo não são ruins, e dependendo da linha realmente acredito que sejam melhores que os da Loake. A Ferragamo terceriza a produção e vende sapatos de qualidade variada. Pelo que vi nas lojas de departamento tem a linha Studio, que não vale o preço. A linha Lavarazione Originale é blaqueada e mais bem feita, mas "overpriced". A linha Tramezza é feita a mão pelo método goodyear e é muito boa, deve ser melhor do que a linha Loake 1880. Essa linha custa $800-900 dolares, abaixo de um John Lobb Paris ou Edward Greene que saem por $900-$1300. Claro que no fim das contas o cliente acaba comprando um sapato Ferragamo comum por $450 ao invés de outras marcas melhores na mesma faixa ou mais barata, e também tem sapatos de marcas fashion que custam isso tudo mas só valem o design e o nome.

      Eu não sei se é necessário um sapato do nível do John Lobb Inglês (em torno de 3.000 libras). A gente é nerd, mas sapatos em um certo patamar deixam de ser sobre qualidade aplicável e mais sobre uma apreciação do processo de fabricação, arte, etc. O sapato mais antigo que tenho tem seis anos (Allen Edmonds). Está longe de precisar, mas eu posso enviar o dia que eu quiser trocar a sola e restaurar. Não acho que um sapato treze vezes mais caro dure treze vezes mais, ainda mais que hoje em dia a maioria das pessoas só usa para trabalhar, dirigem para o trabalho, trabalha sentado e no carpete. Eu reconheço o valor da habilidade para se fazer um sapato assim, e se tivesse dinheiro com certeza seria um cliente, mas não me enganaria dizendo que estou comprando porque a durabilidade e o conforto são trilhões de vezes melhor.

      Eu ficaria contente se existisse um produto do nível da linha normal da Crocket & Jones ($400), Allen Edmonds ($350), ou a Meermin ($200) com uma forma bonita por R$ 600-700 (podendo parcelar hahaha) estaria de ótimo tamanho! Oferecendo a opção de trocar a sola por R$ 50 ou restaurar o tratamento do couro depois de muito usado por mais R$ 50. Talvez uma linha um pouco mais cara, de R$ 800-1000 onde a pessoa pudesse escolher o couro, a cor e o modelo. Não seria feito sob medida, mas sim com formas pré existentes, mas mesmo assim estaria aberto a discutir o preço de personalizações...um couro exótico, um detalhe, etc. Estou chutando e sonhando hahaha, já que não faço a mínima idéia do custo das coisas.

      Excluir
    10. O que me deixa frustrado é que existem um monte de marcas de sapatos ao redor do mundo fabricando calçados acima da média e pelo que eu ando conversando ninguém consegue encontrar um sapateiro por aqui que saiba fazer, ou faça (com as mãos ou com maquinas) o que este pessoal faz para unir as partes do calçado. Ou seja, parece que o ofício morreu mesmo no Brasil, se estagnou em um patamar que "atende" o mercado e ninguém está a fim de arriscar. Repare inclusive que os maiores acertos estéticos são nos sapatos do tipo penny loafer ou outros mocassins mais casuais. Justamente porque são mais simples de se fazer. Ao menos estéticamente os modelos deste tipo da Cometa, Pacco, e Craft são iguaizinhos os da Guido ou Quoddy por exemplo (http://s3.amazonaws.com/cdn-fsg/unionmade/Images/Products/True_Penny_Loafer_in_Cavalier_Windsor_Wine_with_Leather_Sole_0.jpg)Quando é um sapato de enfiar o pé com um formato mais trabalhado (http://leffot.com/shop/images/29417/PimlicoEG-1.jpg/)(http://s3.amazonaws.com/cdn-fsg/unionmade/Images/Products/Tassel_Mocc_in_Burnished_Tan_662_3.jpg) eles já começam a se embolar (http://www.basko.com.br/portfolio-item/amilcar21/ e http://www.basko.com.br/portfolio-item/65506/)

      Eu acho que as marcas poderiam começar atualizando os seus moldes para produzir sapatos mais bonitos. A maioria tem bico esquisito ou são muito "fashionistas" que nem estes da Basko. Poderiam montar eles do mesmo jeito. Encaixar eles na linha de produtos com um preço um pouquinho mais alto por que imagino que deve ser mais trabalhoso moldar o couro na forma. A maioria tem bico esquisito ou são muito "fashionistas" que nem estes da Basko. Tanto detalhe e cores mas os sapatos tem cara de mal feitos. O modelo Church 09 está com uma cara horrível no site, couro todo rachado. E para que aquelas tachas no modelo 65203. E o momento é bom porque o visual clássico está em alta na moda. Muitos dos meus amigos até abandonaram os tênis e compraram sapatos e botas, inspirados em seriados como Mad Men, Boardwalk Empire.

      Desculpa, fiquei empolgado. Eu sei que é possível copiar a forma (last) de um sapato e com bom gosto para escolher a "vitima" isso seria meio caminho andado. Realmente gostaria de trabalhar na área para ter mais conhecimento pratico do mercado. Se você investir bota um comentário para eu enviar meu currículo!

      Excluir
    11. E obrigado pela interação! Vou postar umas coisas semana que vem que talvez te motivem a testar a Meermin.

      Excluir
  5. Lucas,

    Entendo o que voce quer dizer. Mas ainda continuo a acreditar que um Ferragamo de $450 nao consegue ser melhor que um Loake de mesmo valor. Na verdade acho que $350 em um par esta muito bem pago. Concordo com você quando voce diz que ele nao vai durar mais por ser mais caro do que isso.
    Heheheheeh realmente e difícil né? Entendo o que voce quer dizer dos modelos da basko. Na verdade nunca vi um de perto. Mas como vivo olhando de tudo quis te mostrar o que esta sendo feito.

    Acho realmente a profissão morreu, so conheço aqui a pacco mesmo. Eles desenham, cortam e fazem realmente o sapato. Tanto que se voce quiserf fazer um personalizado voce consegue. Mas nao e barato. Já procurei um curso e nao encontrei nenhum. Seria legal se houvesse algum né?

    O Adriano me falou por telefone que eles realmente importam o couro da Alemanha, nao perguntei a região, mas pelo que vi em um sapato que meu sogro comprou, parece ser muito bom. Acho que realmente e esse. Se alguém lançar uma coisa de nível agora, vai se dar bem. Tem alguma dica de alguma bota para comprar por aqui no Brasil?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Blackboots, aqui de Belo Horizonte, tem muitos modelos: http://blackboots.com.br/


      Excluir

Blogging tips