Industry of All Nations: Roupas sustentáveis

30 de agosto de 2012

apc faja belt

Semana passada eu participei de um evento chamado Youth ToBusiness que teve um workshop sobre Negócios Sociais, que são negócios de empresas que, através de sua atividade principal, oferecem soluções para problemas sociais, utilizando mecanismos de mercado. Geralmente eles vendem um produto ou serviço que contribuem para melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda, e esse produto ou serviço é capaz de sustentar a empresa de forma que ela não dependa de doações. É fácil imaginar um negócio social como uma empresa que pega algum produto que temos e começa a distribuir em regiões de baixa renda. Mas já pensaram em como podemos usar nossos conhecimentos de mercado e acesso a pontos de venda para ajudar as regiões de baixa renda a nos oferecer seus produtos e tradições?
De certa forma é isso que a Industry of All Nations faz. A idéia começou em 2010 em um escritório de design e desenvolvimento com o compromisso de repensar os métodos de produção e conectar produtores locais com a moda mundial. Eles procuram por mercadorias regionais que são apresentadas ao publico global sem ter a sua identidade e modo de fabricação descaracterizados. Além disso eles desenvolvem projetos e levam as idéias diretamente para as regiões onde os produtos e materia primas são inerentes,  capacitando a mão de obra e fazendo parcerias com empresas locais para vender a um nível global. Comprometimento com a consciência ambiental e social, promoção do comércio justo e desenvolvimento de fronteiras abertas para todas as nações. 

Eles tem uns tênis muito legal feito no Kenya em uma fábrica que usa materiais 100% Africanos. Jeans feitos com algodão da Índia tecido completamente a mão, sem máquinas, costurado todo a mão, e tingido manualmente com o índigo de uma planta; tradições antigas de uma região do sul da Índia. Outra peça que eu gostei muito é um suéter de lã de Alpaca tricotado no Peru em parceria com uma ONG que trabalha para melhorar as condições das mulheres de baixa renda. Vocês podem ler mais sobre a Industry of All Nations e seus projetos neste link, tem fotos bem legais e mais informações sobre cada região e os detalhes de cada parceria.

A primeira coisa que comprei da IOAN foi um cinto/faixa de tecido com uma variação em cima da padronagem típica dos índios Mapuche. Foi feito na Argentina com algodão argentino tecido a mão. 


Cinto de tecido

Agora comprei uma pantufa super confortável feita no México. Ele é de lã com o forro interno de fibras sintéticas e acolchoado. A sola é de borracha natural. Não sei se vou ser Hugh Hefner suficiente para sair na rua com eles, mas são ultra confortáveis para ficar dentro de casa ou ir rapidinho na padaria aqui do lado.

Industry of All Nation Cabrales

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogging tips