Favorito do dia: Take Ivy

18 de maio de 2012



Lançado em 1965, "Take Ivy" é um livro criado pelo fotógrafo Japones Teruyoshi Hayashida que com o seu trabalho registrou sem saber, aqueles que seriam os últimos anos da era dourada das tradicionais universidades que fazem parte da Ivy League americana. As fotos a seguir retratam cenas do cotidiano dos campi de universidades como Harvard e Princeton em uma época de grandes mudanças nos Estados Unidos. 

Os alunos fotografados neste livro eram indivíduos na beirada de uma cerca, com o passado de um lado e o futuro de outro. Ao mesmo tempo mantendo as tradições e começando a quebrá-las.  Apesar da formalidade, os jovens fotografados são bem menos formais do que seus predecessores, que por sua fez não arriscariam outro uniforme que não fosse a calça kahki e um paletó azul-marinho. 

Alguns anos depois o Verão do Amor de 1967 marcaria o início da era Hippie, tornando sinônimo de caretice e elitismo as peças como a camisa oxford, o blazer, os penny-loafers, as bermudas madra e as gravatas. O estilo característico da Ivy League americana, que hoje é conhecido como "preppy", entraria em decadência para dar lugar a cabelos compridos e camisetas tie-dye.
Para aqueles que não se contentam em apenas ver as fotos disseminadas na internet, a edição em inglês do livro pode ser comprada aqui:
Enquanto isso, algumas imagens de pessoas que para mim, estariam tão bem vestidas hoje quanto estavam no passado:














2 comentários:

  1. Super interessante a ideia das fotos. Mt legal!
    Bjs, barbara-stardolleiras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Babs. Se quiser acompanhar o blog, pode curtir no facebook que eu costumo postar fotos e informações que não coloco aqui.

      www.facebook.com/soqueriaterum

      Excluir

Blogging tips