Azul: Blue Blue Japan Indigo Jacket

10 de abril de 2013


Fiz uma compra antes de viajar e programei para receber no meu hotel o pacote com esta "hunting jacket" da Blue Blue Japan. Ela é feita de sashiko anil (indigo sashiko). É uma jaqueta considerada de primavera, mas que é perfeita para o inverno de Belo Horizonte, por cima de uma camisa ou de um blazer, nas poucas noites mais rigorosas.

Blue Blue é uma marca japonêsa fundada em 1990 especializada no indigo (anil) e em desenvolver o artesanato com denim. As interpretações Japonesas das peças Americanas usam apenas materiais naturais e tinturas azul também naturais. A fibra preferida é o algodão, mas também são conhecidos por experimentar com fio de papel de arroz (que eu não faço a mínima idéia do que seja).



Blue Blue é uma marca japonêsa fundada em 1990 especializada no indigo (anil) e em desenvolver o artesanato com denim. As interpretações Japonesas das peças Americanas usam apenas materiais naturais e tinturas azul também naturais. A fibra preferida é o algodão, mas também são conhecidos por experimentar com fio de papel de arroz (que eu não faço a mínima idéia do que seja).

O tecido sashiko tingido de azul da jaqueta é tradicional dos trajes de kendo e outras artes marciais japonesas por causa de sua durabilidade e também porque a tintura indigo pura tem propriedades antisépticas, tornando-o um tecido perfeito para atividades físicas. Uma "hunting jacket", como o nome diz, é uma jaqueta de caça. Um derivado de um sportscoat, parecido com o paletó de um terno mas para ocasiões esportivas. A característica mais marcante é o reforço no ombro para acomodar a espingarda. 

Os produtos da Blue Blue Japan são um maravilhoso exemplo de colaboração entre o artesanato japonês e a alfaiataria oricental. 

A Blue Blue agradece e todas as peças tem a etiqueta de "Arigato":
O indigo puro é uma tintura orgânica que desbota de uma forma diferente do indigo comum. O corante envelhece com o tempo e desenvolve uma texturas com nuances únicos. O processo de tintura é como no início do vídeo a seguir. Os fios são mergulhados em um líquido de anil puro, extraído das plantas como a Indigofera Suffruticosa. Os fios são torcidos e pendurados ao ar livre para oxidar. O processo se chama "Kase Zome" ou "Ai-Zome". Depois de repetir o processo multiplas vezes, o tecido é lavado, engomado e colocado no sol para secar. Como a foto acima mostra, o sol realça a beleza da cor. 

A tintura começa aos 4 min e 31 segundos:


A quantidade de vezes que o processo é repetido depende da intensidade do azul. Um azul médio precisa de 3 a 4 mergulhos. Tons mais escuros precisam de até 15 mergulhos, demorando mais de um mês só para que a tintura fique completa. Depois disso os fios de indigo puro ganham forma nos teares e se transformam no tecido sashiko.


O produto não passa por nenhum processamento depois de pronto. A Blue Blue prefere que eles "crescam" naturalmente ao lado de quem os veste. A recomendação é usá-la normalmente, lavar regularmente e deixar o tempo fazer o resto. A melhor forma de tratar um produto orgânico, usando-o com naturalidade. Mais alguns detalhes:

A jaqueta tem um total de 8 bolsos, é uma "hunting jacket" afinal, com bolsos de fácil acesso para equipamento pessoal e bastante espaço para munições (no meu caso celular, documentos, chave de casa, caneta, caixinha de lente de contato, colírio, porta cartão/clips de dinheiro, caderninho e óculos escuro...)

São quatro na frente: Dois em cada lado um sem aba e um com aba logo abaixo e... 


...Três internos : um pequeno na altura do peito e um "sacola" de cada lado). O último bolso fica nas costas e abre com botão pela lateral traseira. Este bolso é um toque bem autêntico. Ele existe para colocar a caça...passaros, esquilos, coelhos e outros animais. Acho que da para colocar um lanche!
O detalhe vermelho é bonito, mas eu gosto mesmo é da mistura do azul na luz do Sol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogging tips