Windowpane - Ternos e Jaquetas Xadrez

4 de março de 2013

Foto: The Rake
Acho legal que no vocabulário inglês existe uma palavra para cada tipo de listra, ou neste caso de xadrez. Essa padronagem xadrez formada apenas pela interseção de uma linha na vertical e outra na horizontal é chamado de Windowpane. Usar um terno com esta padronagem é atravessar o Rubicão.

O rio Rubicão demarcava até onde um general romano podia ir com as suas tropas. A medida visava impedir que os oficiais manobrassem grandes contingentes de tropas no núcleo do Império Romano quando retornavam de campanhas. No dia 11 de Janeiro de 49 a.c., Julio César atravessou o Rubicão com seu exército, declarando guerra civil contra Pompéia, centro do poder de Roma. Uma vez atravessado o Rubicão, alea jacta est (a sorte está lançada), ele sabia que não tinha volta. Ou tomava a cidade ou seria destruido.

O que isso tem a ver com o xadrez?




A padronagem windowpane em um terno irá chamar muita atenção independente de onde for usada pois não é comum no vestuário de negócios de nenhum lugar do mundo. É um risco que pode dar muito certo ou muito errado. Elegante ou palhaço. Por chamar atenção eu acho que esse tipo de risco é reservado para quem, assim como César, está a dar as ordens, e não a obedecê-las. Nada impede, no entanto, que a padronagem seja aplicada a jaquetas e casacos mais casuais, próprios para fora do ambiente de trabalho, dando um toque de elegância para peças que geralmente não tem sal:

Unionmade - Crescent Down Works Windowpane Sweatshirt
Junya Watanabe Windowpane Type II Jacket
O windowpane muito forte é um pouco demais para o meu gosto, mas uma padronagem sutíl pode ser uma forma de um homem quebrar um pouco as normas sem ter que atravessar o Rubicão. Algumas dessas padronagens são tão discretas que só podem ser vistas bem de perto. Seria uma surpresa interessante para aqueles que se aproximam. Toques da personalidade de uma pessoa que só descobrimos depois que nos tornamos intimos.

Foto The Armoury
Foto: Guido. Esse é bem sutil, só de perto mesmo para notar,
Exemplo de um windowpane bem forte
Foto: The Rake
Foto: The Armoury. O melhor aqui é a combinação verde, rosa e laranja
Uma opção é reservar a padronagem apenas para a parte de cima. Um compromisso no meio do caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogging tips