Theodore "Teddy" Roosevelt

26 de dezembro de 2012



"Não é o crítico que importa, nem aquele que mostra como o homem forte tropeça, ou onde o realizador das proezas poderia ter feito melhor. Todo o crédito pertence ao homem que está de fato na arena; cuja face está arruinada pela poeira e pelo suor e pelo sangue; aquele que luta com valentia; aquele que erra e tenta de novo e de novo; aquele que conhece o grande entusiasmo, a grande devoção e se consome em uma causa justa; aquele que ao menos conhece, ao fim, o triunfo de sua realização, e aquele que na pior das hipóteses, se falhar, ao menos falhará agindo excepcionalmente, de modo que seu lugar não seja nunca junto àquelas almas frias e tímidas que não conhecem nem vitória nem derrota."

Eu conheci o presidente Theodore "Teddy" Roosevelt quando ele deu as caras em uma das HQs mais queridas da minha infância: A Saga do Tio Patinhas (Life and Time of Scrooge McDuck), do mestre Don Rosa.


Vigésimo sexto presidente dos Estados Unidos, imortalizado no Mt. Rushmore, amante do ar livre, naturalista, caçador, historiador, homem vigoroso e cheio de entusiasmo. Quando tinha sete anos ele fundou o "Roosevelt Museum of Natural History" dentro do quarto. Era um garoto fraco, tinha visão ruim e sofria de asma (condição fatal na época). Seu pai reparou que as caminhadas lha faziam bem e construiu uma sala de exercícios dentro de casa. Ele disse a Roosevelt: "Theodore, você tem a mente mas não tem o corpo, e sem a ajuda do corpo a mente não pode ir tão longe quanto deveria. Estou te dando as ferramentas, mas é você que precisa fazer o seu corpo." Roosevelt continuou se exercitando a vida inteira. Foi boxeador e praticou remo enquanto cursava universidade em Harvard.


Em Harvard

Quando se formou um médico lhe avisou sobre um problema no coração e aconselhou Roosevelt a arrumar um emprego atrás de uma mesa. O recém formado resolveu escalar a montanha Matterhorn nos Alpes Suíços, se casou, escreveu um livro de sucesso sobre a atuação da marinha na guerra de 1812 e resolveu aceitar uma oportunidade política dentro do partido Republicano. 


A primeira esposa e a mãe de Roosevelt morreram no mesmo dia. Foto da página do diário. Depois desse dia ele nunca mais falou da esposa. 
Desiludido com a política ele deixou a costa leste dos Estados Unidos e foi morar em um rancho na Dacota do Norte. Aprendeu como cavalgar, a usar um laço e caçar animais grandes. Escreveu três livros sobre caça e a vida ao ar livre e começou a escrever sobre sua vida na fronteira para várias revistas da costa leste. Se tornou xerife, e uma certa vez perseguiu e capturou três foras da lei que haviam roubado seu barco. Precisou montar guarda por 40 horas sem dormir, lendo Tolstoi para se manter acordado. 

Em 1988 o inverno rigoroso destruiu os investimentos de Roosevelt e ele foi forçado a voltar para Nova York, onde foi comissário, governador e depois secretário da marinha dos Estados Unidos.


1885
Durante a guerra entre os Estados Unidos e a Espanha, Roosevelt se tornou herói de guerra liderando os "Rough Riders", um grupo de voluntários formado por Roosevelt e seus companheiros da fronteira e amigos da Ivy League. Ganhou uma medalha de honra por suas ações. A única pessoa na história a receber a maior honra de guerra de seu país e o maior prêmio da paz do mundo.


Cavalaria Rough Riders, 1898
Serviu dois mandados como presidente dos Estados Unidos e chegou a concorrer uma terceira vez depois de esperar 4 anos. Foi o primeiro presidente Americano a visitar outro país. Costumava levar outros políticos para longas caminhadas nos parques rochosos ao redor Washington. Boxeava várias vezes na semana até que um soco deslocou a retina esquerda, deixando-o cego de um olho. Trocou o boxe pelo jiu jitsu e tinha o hábito de nadar pelado no rio Potomac durante o inverno.


Rindo. Em 1906 ganhou o prêmio Nobel da Paz por ter negociado o fim da guerra entre a Rússia e o Japão. O primeiro norte-americano a ganhar um Nobel em qualquer categoria.
Tomou um tiro no peito quando saia do vagão de um trem durante sua campanha para um terceiro mandato. Colocou a mão nos lábios e, por não ver sangue, soube que a bala não havia perfurado o pulmão. O tiro ficou alojado nas costelas, desviado por uma caixa de óculos de metal e a cópia do discurso. Roosevelt insistiu em prosseguir até o auditório, onde dez mil pessoas esperavam para escurar seu discurso. Ao subir no palco mostrou a camisa ensanguentada para a audiência e disse "“Eu acabei de levar um tiro, mas é preciso mais do que isso para matar um Alce Macho”. Falou por 90 minutos antes de ser levado ao hospital.



Durante sua vida escreveu mais de 40 livros, explorou a floresta Amazônica junto com o Marechal Rondon (descobriu, navegou e mapeou o rio que ganhou o nome de Rio Roosevelt) e se voluntariou para liderar um grupo de infantaria durante a primeira guerra mundial. Abaixo algumas imagens de Theodore Roosevelt:

Andando de Alce.
Com Jon Muir na reserva nacional de Yosemite em 1906. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogging tips