DIY: Patina nos Sapatos

10 de dezembro de 2012



Engraxar sapato é uma expressão bem generalizada. Em inglês existe waxing, polishing, glossing, patina, etc. No francês o equivalente de glossing é glaçage, e patina vira patineur. Eu tentei procurar as traduções equivalentes e até perguntei para dois engraxates que trabalham na rua perto da minha casa, mas não souberam me dizer.

A patina é o mais difícil deles e talvez o que mais se aproxima a uma obra de arte. É básicamente a mistura de tintas, cremes e graxas para atingir um resultado desejado na coloração do sapato. Acredito que o nome patina vem da mistura de cores e tons, semelhante a que o couro natural adquire naturalmente com o tempo. Existem verdadeiros artistas que conseguem, através da mistura, criar efeitos incríveis.

Eu estava procurando a respeito para me arriscar e achei estas fotos de um projeto Do it Yourself em um forumEu achei o resultado incrível para alguém tentando pela primeira vez. Doidera demais! Qualquer um pode polir, engraxar ou dar brilho a um calçado, mas a patina não é para qualquer um! 


Primeiro ele removeu toda a coloração do couro, em seguida aplicou as camadas de tintas, ceras e deu uma bela polida. É importante notar que para isso dar certo o couro tem que ter uma qualidade específica. Se o couro do sapato não for de boa qualidade, a remoção da coloração com acetona ou algum descolorante só vai revelar uma grande merda que estava coberta por uma camada artificial.

Blogueiros, vamos tentar depois de colocar taxas nas golas das camisas:










2 comentários:

  1. A chance de dar cagada é muito grande. Acho que tem que ter uma certa intimidade com a pintura antes de tentar uma dessas. Sensacionais os resultados obtidos por esses caras. Dá outra vida ao sapato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chance total! Tem que ter muita noção do comportamento das cores.

      Excluir

Blogging tips