Acessórios na medida certa

26 de novembro de 2012


Acessórios são uma das melhores formas de mostrar originalidade e um pouco de personalidade sem ter que viajar na roupa, mas são perigosos: O que é admirado em uma celebridade ou membro de uma banda pode ser repugnado se for usado por uma pessoa comum. Quem não que correr o risco de errar, deve apostar apenas no relógio ou abotoaduras discretas. Quem gosta de variar pode experimentar com os acessórios plenamente aceitos, os relógio, malas, pastas, mochilas, óculos e cintos. 


Quem quer experimentar acessórios menos tradicionais não deve se esquecer de considerar a situação o contexto. As pequenas coisas podem impactar muito na nossa aparência: Qual seria a reação do público se a presidente aparecesse no Jornal Nacional com um piercing no nariz? As manchetes do dia seguinte dariam pouca importância para o que ela disse. Ao invés disso, comentariam sobre um pequeno piercing.


A configuração dos meus pulsos varia um pouco a cada semana. Sempre presentes estão uma pulseira de couro e um relógio (com tiras alteráveis). Ultimamente tenho usado bastante acessórios de latão: uma pulseira da Giles & Brothers que sempre recebe elogios ou uma mais discreta da In God We Trust. Outras idéias bastante populares são pulseiras de couro trançado, que podem ser compradas em qualquer feirinha, ou uma fita de tecido qualquer. Outros que gosto muito são braceletes de contas de madeira ou de osso. 


Muitos homens consideram normal usar braceletes, brincos, anéis e colares, mas a etiqueta de negócios e etiqueta formal demanda uma abordagem mais contida em relação a estes tipos de ornamentos. Quando falamos em entrevista emprego sobre uma característica nossa, nunca podemos deixar de explicar o que queremos dizer com certos adjetivos, pois palavras tem significados diferentes para cada entendedor. É a mesma coisa com os acessórios, só que não costumamos ter a chance de explicar. Muitos ambientes profissionais são mais liberais, e outros podem aceitar acessórios diferentes depois que já estamos inseridos no circulo social, mas é preferível evitar este tipo de distração nos primeiros contatos.

É muito fácil utilizar acessórios para impactar o nosso visual, mas é preciso saber o que estamos fazendo. Pulseiras coloridas no relógio chamam atenção por mais clássico que o modelo do relógio seja.  Por isso, reservo um modelo conservador para ocasiões onde esta atenção pode causar confusão na impressão que estou passando, já que as  mensagem que passamos com nossas roupas nem sempre são interpretadas da maneira que queremos. Resumindo: Mantenha as coisas simples, saiba a hora certa e experimente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogging tips