Pior do dia: Trend Alert, porque para mim, homem sempre usou gravata

2 de setembro de 2012

A blogosfera da moda tem um tipo de post que eu vou chamar de "Trend Allert", que usam para mostrar uma novidade. Geralmente vem acompanhado de alguma exclamação parecida com "estão chagando com tudo" e incorporam alguma frase do tipo "mostrando que uma peça X pode ficar muito legal no seu look". 

Em alguns casos, este termo é completamente apropriado, especialmente para apresentar uma forma de se vestir que é fora da norma para maioria dos homens, um "trend alert" sobre saias, um blazer vermelho, ou uma estampa étnica que não estamos acostumado a ver, por exemplo. No entanto eu fico totalmente sem paciência quando vejo "Trend Allerts" sendo feitos para categorizar uma forma de se vestir que é super clássica. 

Gravatas, camisas sociais, calça jeans, cardigans, sapatos oxford, brogues, , pastas (que agora chamam de bolsa masculina), mochilas, ou até mesmo suéters listrados. Como eu falei neste post, este tipo de suéter está na área desde 1800. Todas essas peças que mencionei existem no vestuário masculino desde muito antes de eu e todas as outras pessoas do mundo estarem vivas. Quando ainda eramos zigotos é capaz de 90% da população masculina do mundo já estar usando tudo isso, e nunca pararam. 

Eu até entendo essa estratégia sendo usada para destacar alguma peça clássica do vestuário masculino que talvez a audiência média de publicações de moda não conheça, tipo um sapato Double Monk ou um Blazer de abotoamento duplo, que são peças a quais o consumidor comum é menos exposto. Agora, temos que concordar que usar o "trend alert" para todo artigo de roupa que algum blogueiro encontra quando resolve reparar na vitrine da Brooksfield, ou ve Chuck Bass e os Jonas Brothers usando, já é demais. Pior ainda é ver sites e revistas fazendo isso.

2 comentários:

  1. Word.

    E acho engraçado que sempre apresentam como uma super novidade. Vai entender...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Custa nada jogar no google e entender o suficiente para pelo menos ilustrar com fotos certas.

      Excluir

Blogging tips