Filmes e Estilo: Blow-Up

20 de setembro de 2012


Blow-Up - Depois Daquele Beijo (título original é apenas Blow Up) documenta um dia na vida de Thomas, um fotografo de moda inspirado em David Bailey e interpretado por David Hemmings. Foi o primeiro filme em língua inglesa do diretor Michelangelo Antonioni. O filme retrata a swinging London em 1966.



Swinging London tem a conotação de vibrante e descolado, é o termo usado para descrever a vida e os costumes da cidade de Londres na época. Foi um período de efervescência cultural e revolução social na Grã Bretanha. Foi a década da invasão britânica na música mundial, lideradas por Beatles, Rolling Stones e The Who. Sean Connery (James Bond) na tela dos cinemas. Carnaby Street e King's Road eram o centro fashion mundial, e a juventude das ruas serviam de inspiração para os criadores. Twiggy foi a primeira supermodelo mundial. O país que inventou o futebol finalmente foi campeão mundial em 1966. Nenhum filme encapsula o otimismo e egocentrismo da época tão bem quanto Blow-Up.


Venda de calças brancas deve ter explodido na época

Thomas entra em cena todo sujo com calças kahki rasgadas depois de fotografar os funcionários de uma fábrica. A primeira foto deste post o mostra já em seu estúdio. Ele tira as suas botas pesadas da fábrica e monta em cima de Veruschka com a câmera na cara dela, um Terry Richardson da era mod. Em seguida, troca as roupas rasgadas por uma camisa vichy (gingham) azul claro com jeans branquíssimos, ganha uma massagem e segue para uma seção de fotos com várias modelos de perna comprida e magríssimas. Thomas segue em frente, calçando um par de chelsea boots e vestindo um blazer de veludo verde escuro muito bem ajustado. O dia se desenrola ao som de Herbie Hancock e uma cenografia marcante, passando por uma seção de fotografias "street style", um possível assassinato, uma tarde de luta livre com Jane Birkin topless e participação especial de Jimmy Page e os Yardbirds tocando em uma boate lotada.


Blazer verde escuro. Mangas bem ajustadas, "ticket pocket", e lapelas estreitas. 
Fotografando moda de rua em 1966. Nos pés as chelsea boots.
Inferninho ao som ao vivo dos Yardbirds

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogging tips