Oxxford Clothing

9 de agosto de 2012



De acordo com este vídeo a Oxxford Clothing é a única fabricante dos Estados Unidos que ainda costura ternos sob medida totalmente a mão. Há anos atrás, tudo mundo fazia dessa maneira, mas hoje existe apenas um lugar nos EUA onde é possívelencontrar esse nível de qualidade e artesanato.

A tradição da Oxxford clothing tem quase uma centena de anos. Desde 1916 eles fazem ternos sob medida na cidade de Chicago. Ao longo dos anos, Clark Gable, Humphrey Bogart e Joe Dimaggio, todos vestiam seus produtos.

"Tradição é o que acontece quando você mantém a qualidade todos os dias, durante todos os passos de um processo."

Neste caso começa com os tecidos. Eles oferecem as melhores lãs merino, caxemira, sedas e linho do mundo. Não somente por causa do estilo distinto. O tecido é a base de uma peça de roupa, e uma trama bem equilibrada dá ao terno um bom caimento e garante a sua longevidade.

Em seguida os artesãos cortam os panos de acordo com especificações exatas dos clientes, utilizando moldes de papelão feito sob medida para cada um. Cada pedaço de tecido é manualmente marcado com giz e cortado, pois só assim é possível garantir que todas as riscas de giz ou xadrez vão igualar-se exatamente no terno acabado.

Então começa o processo de unir todas as partes. Tesouras, giz, agulha e linha, as mesmas ferramentas que os alfaiates tem usado por gerações. Manter a qualidade é um processo meticuloso. Apenas o simples passo de acolchoar a lapela requer pelo melhos mil pontos. Cada ponto está ajudando a estabelecer a forma final da lapela e construindo a memória de como ela deve ficar. Juntos eles produzem uma lapela cheia, com rolagem natural e linha impecável.

A gola, os buracos dos botões, a entretela, os bolsos e a etiqueta no forro; cada ponto de um terno é feito a mão e sob medida para garantir que o produto final se conforme a uma tradição secular de qualidade.
Trabalhar desta forma é mais demorado, mais trabalhoso e mais difícil; mas até que uma maneira melhor de se fazer um terno seja inventada, parece que a Oxxford Clothing pretende continuar fiel a qualidade que só um terno sob medida pode proporcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogging tips