Ícone de Estilo: Bjorn Borg

21 de agosto de 2012

"You have to find it. No one else can find it for you." Bjorn Borg
Uma lenda do tênis e hoje magnata de sua própria marca de roupas. Considerado um dos maiores jogadores na história do jogo. Um prodígio que começou a ganhar os seus títulos com 17 anos de idade, o mais jovem ganhador do Aberto da França e Wimbledon. Junto com John McEnroe, foi o protagonista de uma das rivalidades mais famosas no esporte e a partida contra ele no ano de 1980, é considerada por muitos como a melhor partida de tênis que já jogada.


Os jogadores desta geração foram os primeiros da era dos "Abertos". Em 1968 os torneios Grand Slam decidiram aceitar a participação de jogadores profissionais. A era dos Grand Slam permitiu que os jogadores viajassem para participar dos diversos circuitos e ganhassem a vida com os prêmios. Essa legitimização do jogo como esporte profissional atraiu o público e trouxe o interesse da mídia e das redes de televisão.

E foi assim, na década de 70 que o público foi introduzido aos campeões do jogo. Jogadores como Bjorn Borg e John McEnroe eram idolatrados não somente por suas habilidades esportivas, mas também por suas personalidades. Eram atletas impressionantes, jogando um jogo simples, com estilo extraordinário. Não é a toa que mesmo com jogos longos e que podem ser considerados repetitivos, o tênis conseguiu cativar tantos os fãs e chegar ao ponto de ser um esporte tão lucrativo. Para mim foi graças a personalidade e estilo destes primeiros campões da era moderna. Ao contrário por exemplo da natação, que mesmo com seus diversos atletas lendários, nunca conseguiu o mesmo interesse público a nível mundial, mesmo com seus diversos atletas de capacidade extraordinária, que que com raras exceções, tinham a personalidade tão interessante quando a de uma porta.

Bjorg era famoso por seu estilo dentro e fora da quadra. A sua calma lhe rendeu o apelido de "Ice Man". Ficou famoso por suas camisas e casacos da Fila, por seu tênis Diadora e é claro por sua famosa faixa na cabeça. O seu estilo inspirou Wes Anderson na caracterização de Richie Tenebaum. A estética e alguma das complexidades pessoas do personagem de Luke Wilson são claramente baseadas no senso estético de Borg (e em contrapartida os gêmeos agitados lembram muito McEnroe).

É verdade que ao longo dos anos muitos excelentes jogadores deixaram a sua marca no hall da fama do esporte, mas acho que para muita gente não existe nada melhor do que os dias de raquete de madeira. Os dias de Bjorb Borg, o primeiro rockstar do tênis.

A famosa camisa Fila listrada
O Diadora Borg Elite original. Feito de couro de canguru, era o tênis mais caro de sua época.
Seu famoso backhand com duas mãos






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogging tips