#66. Ícone de Estilo: Steve McQueen

14 de junho de 2012

"When I believe in something, I fight like hell for it." ~ Steve McQueen
Me lembro bem de uma aula que tive sobre a história do cinema. Aprendi que Steve McQueen personificou a figura do anti-herói em uma época em que a cultura Americana estava desafiando o que era ser um herói. Até então, deveria ser um idealista e com uma vida sem defeitos. Perceberam que isto é impossível, e o novo herói passou a ser definido primeiramente por suas ações. Por isso que Steve McQueen se tornou uma figura tão icônica dentro e fora do cinema. É possível enxergar o bom e o ruim nele e nos seus personagens. Ele era honesto a respeito de quem era e isso refletia no seu trabalho e estilo pessoal.  

"I'm half farmer and half street people. I've been in jail, in reform school. I get goose pimples every time I think of going back to jail... I haven't done bad for a kid from an orphanage." ~ Steve McQueen
Steve McQueen tinha um ar rebelde na vida real que complementava perfeitamente os seus personagens na tela do cinema. Por isso ele recebeu o apelido de “The King of Cool”. O ator era apaixonado por motocicletas e corridas de carro, seu estilo era uma mistura de bom garoto com rebelde renegado. A sua personalidade marcante fez dele um ícone de sua época e de épocas seguintes. Na minha opinião ele inspirou uma geração a adotar roupas mais casuais e esportivas, como o jeans e uma simples camiseta, imortalizando de vez várias peças que hoje consideramos clássicas.

O óculos Persol 714, modelo "Steve McQueen" e a jaqueta Harrington da Barracuda.
Uma rápida olhada na biografia do autor revela um outro lado de sua vida. Seu pai o abandonou quando ele tinha apenas seis anos de idade. Passou a morar com a mãe alcoólatra e o padrasto. Sofria de dislexia na escola e era parcialmente surdo. Quando adolescente, se envolveu com gangues de rua e fugiu de casa aos quatorze anos, entrou para o circo e depois foi parar em um reformatório na California. Antes de tentar a vida como ator, Steve McQueen trabalhou em um bordél, em uma plataforma de petróleo e foi até lenhador. Se alistou no Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos e desertou. Passou quarenta e um dias em detenção limpando navios. Depois disso decidiu adotar a filosofia e disciplina dos fuzileiros para se tornar uma pessoa melhor. Salvou a vida de cinco soldados, puxando eles para fora de um tanque antes que o veículo afundasse no gelo durante uma expedição ao Ártico. Acabou sendo liberado das forças armadas com honra ao mérito.
A "desert boot', e as calças "slim" e com barra curta.
Depois de deixar as forças armadas, decidiu obter estabilidade financeira para que no futuro, sua família não passasse as dificuldades que passou. Investiu o dinheiro em aulas de atuação e nos finais de semana participava de corridas de moto para ganhar um trocado. É fácil acreditar que quem sonha sempre alcança. É muito mais corajoso olhar para um cara como Steve McQueen e estar pronto para trabalhar muito pelas coisas que você quer.


Conseguiu seu primeiro grande chance no filme Never So Few (Quando Explodem as Paixões), ao lado de Frank Sinatra. Sua grande oportunidade veio no papel de um caçador de recompensas no seriado Wanted: Dead or Alive, que acabou lhe rendendo um papel no filme Magnificent Seven (Sete Homens e Um Destino). Depois disso as portas se abriram e ele tornou-se o ator mais bem pago de sua época, atuando em clássicos como Great Escape (Fugindo do Inferno), Thomas Crowne Affair (A Arte do Crime), Towering Inferno (A Torre do Inferno) e Bullit. Costumava pedir grandes quantidades de roupas aos estudios. Mais tarde, descobriram que ele sempre doava para o orfanato que ele ficou quando era criança. 

"I live for myself and I answer to nobody." ~ Steve Mcqueen
O que me fascina nele é que ele sempre aparenta estar confortável consigo mesmo, não importa o que esteja fazendo. Não tem nada a ver com a aparência, mas sim com o estado de espírito de uma pessoa que é completamente confiante em quem é e em suas habilidades. O ator viveu a vida de acordo com as suas próprias regras e nunca deixou de fazer o que gostava. Preferia estar no meio do nada do que acordar dentro de uma cidade, e é isso o que fazia. Foi uma pessoa honesta, que trabalhou honestamente e não devia satisfação para ninguém. 

Poucas pessoas conseguem parecer tão a vontade com um costume de três peças
O que fez dele um ícone da moda foi sua habilidade de incorporar peças esportivas no seu guarda roupa e torná-las, como seu apelido diz, “cool”. Suas melhores fotos são andando de moto vestindo apenas uma camiseta branca e um par de jeans surrados. Os seus “looks” eram moderados e incorporavam muitas coisas que consideramos básicas. Vestia sempre peças neutras e sem graça: chinos, desert boots, jeans bem ajustados, jaqueta de couro, cardigans de gola xalé, camisetas brancas e moletons, por exemplo. Roupas que não gritavam por atenção, pois ele não precisava delas para parecer "Cool". 

"I'm out of the Midwest. It was a good place to come from. It gives you a sense of right or wrong and fairness, which is lacking in our society." ~ Steve McQueen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogging tips