#56: Pior do Dia: Qualidade Brasileira

6 de junho de 2012


Detalhe acabamento calça jeans feita no Japão
Uma vez eu li uma discussão a respeito de um ícone britânico, a Doc Martens. Antigamente todos os seus produtos eram fabricados exclusivamente na Inglaterra, mas agora são feitos na Tailândia ou na China. A única exceção é a “Vintage Collection”, produzida na Inglaterra e vendida a um preço superior. Nunca tive a oportunidade de comparar as botas de cada origem, mas além da qualidade, os comentários mostravam a preferência pela indústria local.
Abri o meu armário e comparei o que foi feito no Brasil com o que foi feito em locais considerados de pior qualidade. Não notei grande diferença. Fiz a mesma comparação com peças e calçados feitos na Itália, Japão ou nos EUA, e estes realmente apresentaram qualidade superioridade de tecidos, de aviamentos e de acabamento. Os produtos que são de marcas internacionais com reputação de boa qualidade, mas são feitos em Macau por exemplo, também apresentaram qualidade diferenciada.Cheguei a conclusão que: 

1. As marcas brasileiras cobram caro quando seu produto é feito no Brasil e também quando é feito na “China”.
2. Nos dois casos, a qualidade é quase sempre baixa 
3. Feito no Brasil raramente apresenta alguma exepcionalidade qualitativa que justifique o preço alto que pagamos por produtos de marcas nacionais.
4. Pelo preço de produtos brasileiros de marcas “premium”, da para comprar no mercado internacional algo de fabricação muito superior.  
5. Utilizando-se o raciocínio preço x qualidade, no Brasil, o melhor mesmo é comprar em rede fast fashion internacionais e deixar as marcas nacionais para lá. O produto é ruim, mas o preço é baixo.  

A minha pergunta então é: O “Fábricado no Brasil”  faz diferença suficiente para justificar o preço mais caro na hora de produzir e vender? Minha resposta é não. Ao contrário dos clientes da Doc Martens, eu não tenho muita lealdade pela indústria local, que repetidamente apresenta produtos de baixo valor mas alto custo monetário. Apesar de achar admirável tentar manter a produção perto de casa, não acho que o nível de qualidade Brasileiro seja mais alto do que o fabricado na China ou Tailândia, mas o preço final de venda com certeza é. 

O engraçado é que eu sempre dou preferência por produtos de fabricação regional, sejam eles da Inglaterra, da Itália, EUA, Japão, porque geralmente eles realmente apresentam um fator diferencial na sua cadeia de produção, principalmente quando a marca tem uma filosofia parecida com a da Tanner Goods.

Claro que existem várias exceções e muita gente faz coisa boa aqui mesmo em Minas Gerais, mas são a minoria. Entendo também que existem fatores tributários que interferem no custo de fabricação e no preço final, mas este problema existem em todos os países de primeiro mundo. Pelo que me parece o problema maior aqui é que faltam-se fábricas e confeçções que mantém um alto nível de qualidade e também mão de obra altamente qualificada. Parece que o Brasil já resolveu que quer mesmo é competir com produtos ruins e baratos. 

Perguntas para reflexão do dia são: 

- Vocês se importam com onde um produto é fabricado? Vocês preferem comprar coisas feitas no Brasil? - - Vocês acham que o nivel de qualidade oferecido pelas lojas brasileiras bate com o preço de venda?
- O preço alto e a qualidade baixa são causados por fatores como: tributos, disponibilidade de matéria prima e logística do nosso país; ou tem a ver com mão de obra, tradição, aprendizado, e eficiência? 
- O importante é ser barato ou ter logo de grife, independente da fabricação? Ou há espaço para a valorização da manufatura de qualidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogging tips