#49. Pior do dia: Escandalosamente

29 de maio de 2012

Não confunda se vestir bem com se vestir escandalosamente. Como disse o Jun Alcantra do Ubora, "As pessoas confundem a palavra diferente com ser estiloso. Ser diferente não tem nada a ver com ter estilo".

Fala-se muito da mentalidade fechada do homem brasileiro. O consenso dos "blogueiros de moda masculina" é que a maioria do seu público alvo tem uma mentalidade fechada e se sente desconfortável com a idéia de pensar ou falar de moda e vestuário masculino. Isso existe por causa da idéia de que para se ter "estilo" você tem que ser afeminado ou gay. Esse pensamento ocorre porque eles, assim como a blogosfera de moda masculina, geralmente confundem as duas coisas citadas na primeira frase: não confunda se vestir bem com se vestir escandalosamente.


As fotos acima mostram produções simples. Camisa + Calça + Barras dobradas. Porém, há um jeito correto de se usar uma gravata e certamente não é ultrapassando a virilha. Tentar debater que isso é estar bem vestido é a mesma coisa que tentar dizer que eu sou o melhor jogador de futebol da história: é simplesmente errado e nem um pouco perto da verdade. Ao invés de utilizar a calça vermelha como tentativa de ficar na moda, a pessoa poderia ter optado apenas por vestir corretamente a gravata com peças conservadoras. Ou então ter concentrado seu esforço em encontrar peças do tamanho correto e que vestem perfeitamente. Seria mais simples e o resultado muito mais elegante.

Já as fotos abaixo são de exemplos dentro de um estilo bem menos tradicional. Os três tem a mesma inspiração e fazem uso dos mesmos artifícios. Eu acho que dentro do estilo deles, os dois da direita funcionam muito bem, mas não o da esquerda. Usar um legging com uma camisa que mal bate no seu quadril é uma coisa que não dá certo nem para as mulheres, quanto mais para os homens. As pessoas da direita souberam utilizar as sobreposições e o caimento das peças para criar uma figura alinhada. Ao contrário do legging, as calças são justas mas estão "largas", pois são proporcionais as pernas das pessoas. Essa harmonia também é mantida nas camadas de cima e nos calçados, que não deixaram com cara de picolé e nem de pé de Mickey descalço.


Ou seja, se vestir bem e ser estiloso não tem nada a ver com sexualidade ou com qual estilo você se identifica. Eu por exemplo, realmente acho que todas as pessoas que publico como "Ícones de Estilo" são muito elegantes e bem vestidas. Acho que muita gente pode considerá-los antiquados e fora de moda; mas para mim um homem deve ser primeiramente elegante e estiloso, e não na moda e cheio de tendências (Claro que elas existem. Algumas são ótimas e outras nem tanto).

Talvez existam certos limites, ou pelo menos certas regras que precisemos entender. Começar do simples para conseguirmos complicar, ir errando e aprendendo, mas sem ficarmos parecendo mais com a Jane Fonda do que com o James Bond.

Um comentário:

  1. No primeiro visual, poderia até ter mantido a calça vermelha. O conceito não está errado, mas a execução tá uma desgraça. Caimento péssimo.

    Mas sabe qual o problema real? A falta de verdade. Fica muito óbvio que o cara não se interessa de verdade por esse visual, não se inspira em pessoas que se vestem desse jeito. Pegou uma ocasião especial e tentou impressionar com esse visual "sério estilosinho".

    Pra ter estilo é preciso ter verdade. Suas roupas vão ter a ver como seu estilo de vida, o que você curte ouvir, fazer, comer. Não adianta querer ser montar. Vai soar falso e, muito provavelmente, cair muito mal.

    Outra coisa: a postura conta. Não adianta fazer pose de pé virado. Nada a ver com sexualidade, mas se quer se vestir de forma masculinizada, tenha uma postura masculinizada, que tenha a ver com o estilo escolhido. Exemplo de que sexualidade não tem nada a ver é o Nick Wooster.

    Lucas, cê não tá em nenhuma rede social, não? Seria ótimo trocar umas idéias contigo de vez em quando.

    Abração!

    ResponderExcluir

Blogging tips